Porque a hidroponia é feita em estufas?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Na hidroponia, além de não fazer uso de solo a estufa é um grande aliado, formando uma barreira de proteção contra a entrada de organismos indesejáveis que podem afetar o cultivo.

produção NFT

No Brasil, predomina o sistema de produção NFT (em português, fluxo laminar de nutrientes), que é usado por ( grande número) ou cerca de 90% dos produtores hidropônicos.

A hidroponia é uma solução que permite combater as mudanças climáticas, a degradação do meio ambiente e a extinção de espécies ocasionadas pela superexploracao e pelos cultivos intensivos. Também permite um uso mais racional da água, um bem cada vez mais escasso.

Aeroponia

Aeroponia: representa a tecnologia mais avançada em hidroponia, exigindo maior investimento dos produtores. Nela, a solução nutritiva é nebulizada em uma câmara escura, onde as raízes estão simplesmente suspensas e expostas ao ar interior.

A função principal das estufas agrícolas é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. Ela é feita de materiais transparentes como o vidro ou plástico que permitem a passagem da radiação solar que aquece o solo da estufa e emite radiação infravermelha.

O termo aquaponia é derivado da combinação das palavras "aquicultura" (produção de organismos aquáticos) e 'hidroponia' (produção de plantas sem solo). Ela é composta por um tanque no qual são produzidos os peixes.

3 desvantagens da hidroponia

  1. Custos elevados. A construção da estufa e do sistema hidropônico não é barata. ...
  2. Mão de obra especializada. A hidroponia requer profissionais bem treinados e qualificados. ...
  3. Produtos mais caros. Assim como em outros setores, os custos da produção oneram o orçamento da fazenda.

A produção de verduras através da hidroponia (cultivo em água) tem se mostrado uma atividade rentável, com lucros de até 100%, mas que exige do produtor dedicação diária e escala.

Lave-as em água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente. * Em uma tigela com água suficiente para cobrir a verdura, adicione hipoclorito de sódio. Para 1 litro de água, use uma colher (sopa) de água sanitária, sem cheiro, sem corante, sem alvejante e de boa procedência.

A implantação de uma unidade hidropônica no sistema NFT tem seus custos bastante variáveis, em função dos materiais usados na estrutura. Estima-se um custo de R$ 30,00 por metro quadrado de canteiro de cultivo, considerando toda a estrutura hidropônica (Faquin & Furlani, 1999).

O cultivo é realizado em estufas, onde o solo é substituído por uma solução nutritiva, que circula em um sistema hidráulico, suprindo as plantas dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento diretamente nas raízes das hortaliças.

O processo de hidroponia apresenta várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como: crescimento mais rápido; maior produtividade; aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; economia de água de até 70% em comparação à agricultura tradicional; possibilidade de plantio fora de ...

O uso da hidroponia torna-se ainda mais relevante para a produção de hortaliças, por potencialmente, economizar de 50 a 70% de água disponibilizada às plantas, uma vez que as taxas de evaporação, escoamento superficial e percolação são significativamente reduzidas.

Para isso, é preciso fazer uma mistura de nitrato de sódio, nitrato de cálcio, sulfato de potássio, superfosfato e sais de Epsom em um recipiente limpo. Separadamente, faça outra mistura com sulfato de ferro, sulfato de manganês, ácido bórico, sulfato de zinco e sulfato de cobre.

Quais os principais tipos de sistema hidropônico?

  • Sistema hidropônico de aeroponia. ...
  • Sistema hidropônico floating. ...
  • Sistema hidropônico de gotejamento. ...
  • Sistema hidropônico NFT. ...
  • Sistema hidropônico de pavio. ...
  • Sistema hidropônico de subirrigação.

Hortifrúti Legal: agricultor investe em hidroponia e registra faturamento bruto acima de R$ 30 mil | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

O Sistema Floating de hidroponia é um método de cultivo em água, no qual as plantas são colocadas em placas de isopor, que ficam sobre a água, em contato com uma solução rica em nutrientes e oxigenada, que lhes fornece condições necessárias para seu desenvolvimento.