Porque a hemorroida lateja?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quando as veias hemorroidárias se rompem, causam um sangramento vivo e, quando o sangramento coagula, forma-se um nódulo endurecido e roxo, que lateja, pulsa e causa enorme desconforto — a chamada trombose hemorroidária. A trombose hemorroidária incomoda ao sentar, andar e até no contato com a roupa íntima.

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

O sangramento tem as seguintes características nesse caso: sangue cor vermelho vivo, que chega a escorrer e espirrar no vaso. O sangramento pode chegar a ser intenso como uma hemorragia.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Seu tratamento pode ser feito a partir do uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como, por exemplo, o Ibuprofeno ou Paracetamol, pomadas como Ultraproct ou Proctyl, e em casos mais graves, é necessário que seja realizada uma cirurgia.

O que não fazer quando está com hemorroida?

  1. Evite coçar a região.
  2. Não use roupas apertadas.
  3. Substitua o uso do papel higiênico pela higienização da região com água e sabão.
  4. Ingira bastante água.
  5. Coma alimentos ricos em fibras.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

O tratamento para a hemorroida é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e medicamentos corticoides, para reduzir a inflamação. Compressa fria, com bolsa de gelo, também é recomendada para reduzir a inflamação e aliviar a dor da hemorroida.

Sintomas de hemorroidas
Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico); Dor ou ardor durante ou após a evacuação; Saliência palpável no ânus.

Hemorroidas são veias dilatadas no ânus que contêm muito sangue no seu interior e, quando arrebentam, podem causar hemorragia, um sangramento sério.

A cirurgia para hemorroidas não é necessária em todos os casos. Pelo contrário, ela é feita em quadros graves, com sintomas recorrentes e intensos. Ela se torna uma opção mais adequada quando o prolapso das hemorroidas incomoda muito o paciente, ou seja, quando o tecido dessa região do ânus é externada com frequência.

Portanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico correto. Se você tiver sintomas como sangramento retal, dor ou desconforto anal, ou mudanças no hábito intestinal, o médico provavelmente fará um exame físico para verificar sehemorroidas ou outros problemas na região anal.

A água morna ajuda a aliviar o inchaço e a dor, mas devem durar cerca de 15 a 20 minutos e podem ser feitos várias vezes ao dia. Algumas plantas medicinais que podem ser acrescentadas na bacia com água morna são camomila, lavanda, arnica e hamamélis, que irão ajudar a acalmar a região aliviando a dor em poucos minutos.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Verdade. Alimentos que possam causar desconfortos gastrointestinais como o café, a pimenta e bebidas alcoólicas, além de alimentos que facilitam a formação de gases, como fermentados e leite, devem ser consumidos com moderação na dieta de quem está tratando as hemorroidas.

As frutas mais indicadas são mamão, uva, abacaxi, melão, melancia, kiwi, caqui, laranja e mexerica com bagaço.

A caminhada e a natação são indicadas e auxiliam, inclusive, no alívio dos sintomas do problema. O exercício melhora a circulação sanguínea, que, por sua vez, minimiza a inflamação associada à hemorroida.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.