Porque a guerra em Donbass?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Esse conflito armado ocorreu em parte do território ucraniano que foi objeto de diversos protestos pró-russos em todo sul e leste da Ucrânia. Trata-se de um conflito armado opondo as forças separatistas das autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk contra o governo ucraniano.

Para o Brasil, que há tempos convive com um cenário de crescimento baixo e inflação alta, o choque deve forçar um aumento ainda maior dos juros e prejudicar o PIB.

O que levou à separação? Quase não houve esforços separatistas após o colapso da União Soviética, em 1991 – até 2004, quando a chamada Revolução Laranja anulou a vitória presidencial de Viktor Yanukovych, um político pró-Rússia e ex-governador da província de Donetsk, em meio a alegações de fraude eleitoral.

O principal ponto de conflito entre os dois países — a luta entre socialismo e capitalismo — já tornara-se passado, visto que a Rússia, diferente da URSS, tornou-se um estado capitalista.

Donbass, uma região central extensa e sitiada que cobre grande parte do leste da Ucrânia, tem sido a linha de frente do conflito do país com a Rússia desde 2014.

O inverno mais ameno, provocado pelas mudanças climáticas em todo o mundo, é apontado como um dos fatores que explicaria por que a invasão ocorre neste momento. No hemisfério norte, a estação ocorre entre os meses de dezembro e março.

Criação de fatos consumados. Na guerra atual, a Rússia tenta consolidar sua presença na região. Além de conquistar o Donbass, o Kremlin declarou a criação de um corredor terrestre ocupado pelos russos dali até a Crimeia como um de seus objetivos de guerra mais importantes.

“Historicamente, conflitos internacionais têm afetado os preços dos produtos básicos, como o petróleo. O aumento dos preços destes produtos pode continuar a ter um impacto na inflação global, como já foi visto em conflitos anteriores. Não descartaria observarmos mais altas no futuro”, explica Pizzamiglio.

Apesar do volume total modesto, a Ucrânia é o principal fornecedor para o Brasil de ferro fundido bruto e de uma liga chamada ferro especular. No ano passado, 99,76% desse tipo de produto foi importado da Ucrânia, movimentado US$ 11,7 milhões.

Em 18 de outubro de 2005, durante a visita oficial do presidente brasileiro a Moscou, Lula e V. Putin assinaram uma "Aliança Estratégica Rússia-Brasileira" bilateral.

País tem forte presença nas artes e culinária
Em mais de um século, a história da imigração Russa no Brasil passou por várias fases e trouxe influências nas artes e na culinária. Entre eles, está a bacharel em contabilidade Irina Ignatenko, que veio para o Brasil junto com a mãe e a irmã mais nova há quase 20 anos.

Fim do acordo
Os motivos alegados por Putin para reconhecer as duas repúblicas foram a suposta quebra do protocolo de Minsk, como a alegação de que, na Ucrânia, há um crescimento de "clãs oligárquicos", "grupos neonazistas" e do "vírus do nacionalismo e da corrupção".

Os movimentos separatistas no Cáucaso, no território russo, têm como protagonistas os chechenos, que lutam pela sua própria constituição territorial.

Depois de 73 anos da bomba de Hiroshima, um estudo científico publicado na revista internacional Nature Food sustentou que Argentina e Austrália são os melhores países para sobreviver a uma guerra nuclear.

Principais aliados

  • OTAN.
  • Reino Unido.
  • Canadá
  • Austrália.
  • Israel.
  • Japão.
  • Coreia do Sul.
  • Taiwan.
  • Belarus. Desde 1990, Belarus é um dos aliados mais leais da Rússia. ...
  • Cazaquistão. Para Putin, o Cazaquistão é “um dos aliados e parceiros estratégicos mais próximos da Rússia”, como afirmou em outubro de 2015, durante uma reunião com o movimento juvenil russo Nashi, fundado por ele. ...
  • China. ...
  • Armênia. ...
  • Hungria. ...
  • Sérvia. ...
  • Venezuela.

Donbas

A Ucrânia conta com ricas jazidas de minério de manganês no Donbas. Essa região é o centro industrial do país e um dos principais complexos minero-metalúrgicos e de industria pesada da Europa.