Porque a gordura marrom emagrece?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Por outro lado, o tecido adiposo marrom tem como principal função a termogênese, que é a capacidade de queimar calorias para gerar calor, o que estimula o emagrecimento. Segundo a Dra.

A gordura marrom é ativada pelo frio, fazendo com que se queime energia e para produzir calor. Segundo os pesquisadores, a rutina atua como um "mimético frio", ativando uma cascata de sinalização específica, o que aumenta a atividade de um gene chamado UCP1 e o número de mitocôndrias em gordura marrom.

Carne, frango, peixe, frutos do mar, leites e derivados: são ricos em proteínas e, por isso, dificultam o processo de digestão promovendo um maior gasto calórico para o organismo, além de dar mais saciedade, o que pode ser uma ótima estratégia durante o processo de emagrecimento.

Por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas, podem levar até 8 horas para serem completamente assimiladas pelo corpo humano.

Nos adultos, embora em menores proporções, os depósitos de gordura marrom podem ser encontrados nas mesmas regiões em que estão localizados nos recém-nascidos. “Trabalhos científicos apontam para a presença de tecido adiposo marrom na região do pescoço, abaixo da clavícula e, também, ao longo da coluna vertebral.

Está com mais energia para realizar as tarefas do dia a dia — trabalhar, praticar atividade física, brincar com os filhos e até namorar, por exemplo? Pode ter certeza que você andou perdendo gordura corporal.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Pimenta vermelha e canela, por exemplo, são alimentos fáceis de encontrar e incluir na sua rotina alimentar, e o melhor, são termogênicos – ajudam a aumentar a temperatura corporal e aceleram o metabolismo.

Assim, o tecido adiposo marrom tem um papel contrário ao do tecido adiposo branco, já que este último armazena energia na forma de gordura. O TAM queima esses triglicérides através do processo de termogênese, que produz calor nos organismos.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

Leptina é outro hormônio para emagrecer
A leptina é uma delas. Esse hormônio é produzido pelas células adiposas, o que significa que, quanto mais gordos somos, mais leptina temos. No entanto, após um certo ponto, nosso corpo obtém o que os especialistas chamam de resistência à leptina.

Oxandrolona é um esteroide anabolizante para secar, também considerado um medicamento. Também pode ser chamado pelo nome de Anavar.

leptina

leptina. A leptina funciona de forma inversa à grelina: reduz o apetite. Como o hormônio é produzido pelas células de gordura, pessoas obesas costumam ter níveis mais altos.

Os alimentos que favorecem o acúmulo de tecido adiposo são açúcares, gorduras saturadas e trans, gordura vegetal hidrogenada e farinhas refinadas. "Alimentos que contêm glúten são os campeões nessa questão.

Vários fatores podem influenciar sua taxa de perda de peso, como gênero, idade e sono. Mas, de modo geral, a perda de peso de 0,5g a 1kg por semana é considerada uma média segura e um bom resultado para quem busca um emagrecimento saudável.