Porque a glicose sobe durante a noite?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Para o organismo, é como se as nossas células estivessem carentes de glicose. Assim, o fígado libera ainda mais glicose para o sangue, pois, para ele, o sinal é de que as células estão famintas. Resultado: os níveis de açúcar no sangue sobem a partir das 2 da madrugada.

Coma mais fibras
As fibras reduzem a velocidade de digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, por isso ajudam o nível de glicose a ir subindo gradualmente. Algumas boas fontes de fibra são: pera, aveia, framboesa, brócolis e lentilhas.

A glicose alta pode ter como sintomas o cansaço, desanimo e indisposição. Outra coisa que pode levar o paciente que esta com a glicose descontrolada a se sentir sonolento durante o dia é o fato de acordar varias vezes durante a noite para urinar, o que atrapalha o sono.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

Se você precisa baixar rapidamente a glicemia, beba muita água e caminhe. Uma alimentação rica em proteínas, verduras e gorduras boas também pode ajudar nesse quesito. Se o problema for recorrente, vá ao médico o mais rápido possível para ajustar o tratamento.

OPTE POR VEGETAIS SEM AMIDO
Apesar dos vegetais proporcionarem nutrição com poucas calorias, para baixar a glicose é necessário optar por vegetais sem amido. Entre eles, estão: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho e alho-poró.

Coma frutas com casca para baixar a glicose
Maçã e pera são exemplos de frutas que muitas pessoas preferem comer sem a casca. Com isso, elas acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte.

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).

As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço.

Já numa pessoa com diabetes, o corpo não consegue produzir insulina para lidar com isso — ou não consegue utilizar essa insulina de maneira adequada. Como resultado, essa pessoa diabética vai sentir os efeitos dos elevados níveis de açúcar no sangue pela manhã.

O consumo de todo e qualquer alimento interfere nos níveis de glicose no sangue, isso porque os alimentos contém carboidratos e outros nutrientes que, após serem digeridos, se transformam em açúcar. O que varia é a quantidade e a rapidez com que a sua glicemia será alterada.

As razões de ter glicemia elevada incluem comer exageradamente, ser menos ativo que o comum, estar doente ou sob estresse ou necessitar de ajustes no tratamento do diabetes.

Os sintomas comuns de glicose alta (diabetes) tipo 1 e 2 são perda de peso, visão turva, cansaço, náuseas e vômitos. Para evitar a glicose alta e manter-se equilibrado e saudável, nosso organismo depende de algumas substâncias que devem estar presentes em níveis adequados.