Porque a gente tem uma voz na nossa cabeça?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O que são essas vozes nas nossas cabeças? Temos uma voz interna que se refere, cientificamente, à nossa habilidade de usar a linguagem silenciosamente. Se eu te der uma lista de mercado e pedir para repetir na sua cabeça o que tem que comprar, “leite, ovos e queijo”, em silêncio, essa é sua voz interna.

Agora tente reparar em como está lendo esse artigo. Se você é como a imensa maioria das pessoas, está ecoando cada uma dessas palavras em sua mente. Isso é a subvocalização ou voz mental. Só à partir daí que você atribui um significado para as frases.

Essa voz na sua cabeça que o guia e toma a palavra quando perguntam quem você é se chama ego. O ego é o produto das emoções, dos pensamentos e das lembranças que foram sendo acumulados ao longo de toda a sua história.

"Os pacientes às vezes escutam vozes, escutam sons que não são reais. Eles podem ter discursos e comportamentos desorganizados. As alucinações mais comuns no caso de esquizofrenia são as auditivas. Nesse quadro, de fato, o paciente escuta vozes que mandam ele fazer alguma coisa.

Voz interior: como silenciar os pensamentos negativos

  1. Mude o foco. Quando os pensamentos negativos surgem, você pode tentar redirecionar o foco para alguma memória que o faça feliz. ...
  2. Respire. ...
  3. Aqueça-se. ...
  4. Ajude os outros. ...
  5. Pare o autojulgamento.

Faça respirações profundas. A respiração profunda tem efeitos tranquilizadores. Ela libera a tensão dos músculos, acalma a ansiedade e silencia a mente. Quando você sentir a ansiedade chegando, você pode parar, respirar profundamente algumas vezes e dizer para si mesmo que está na hora de se acalmar.

4 princípios para praticar a mente silenciosa

  1. O silêncio nos expõe e faz com que nos sintamos privados de “algo”. No entanto, esse “algo” é muitas vezes toda a superficialidade e os pesos que arrastamos em nossa mente. ...
  2. Uma hora de solidão por dia. ...
  3. Empatia por si mesmo. ...
  4. Desacelerar as coisas não é perder tempo.

O que faz uma pessoa ter voz diferente de outra? Basicamente, diferenças nas pregas vocais e no formato anatômico da região que vai da laringe à cavidade nasal. A voz é uma das características mais exclusivas que a gente tem, tanto que até mesmo gêmeos idênticos possuem vozes distintas.

Você diz que ouve vozes "quando" está dormindo. Se for um erro de expressão e elas ocorrem quando está prestes a adormecer ou acabou de acordar, realmente se trata de alucinações hipnagógicas (antes de adormecer) ou hipnopômpicas (ao despertar). Se você tem alucinações durante, são sonhos e não alucinações.

Doença é conhecida pelas alucinações dos pacientes
A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem. No entanto, estes não são os únicos sintomas da condição. De acordo com o psiquiatra Filipe Doutel, “a doença vai restringindo a vida pessoal.

Hoje, define-se o falsete como uma voz aguda soprosa e com volume reduzido, gerada por pregas vocais muito abertas durante a emissão. Tanto homens quanto mulheres podem produzi-lo. Já a voz de cabeça é aguda, firme e sem soprosidade, com pregas vocais mais aduzidas (fechadas).

O falsete origina-se do italiano, falsetto = "tom falso", e é criado quando o cantor emite sons mais agudos ou mais graves que vão além daqueles dentro de sua frequência acústica natural. A voz de cabeça é um registro utilizado para notas agudas, muito confundido com o falsete.

Disfarçando sua voz. Tampe o nariz ao falar. Uma boa forma de alterar drasticamente o som da sua voz é bloquear as passagens nasais, e o jeito mais fácil de se conseguir isso é apertar o nariz e tampar as duas narinas dele. Você também pode fazer isso impedindo que o ar entre pelo nariz usando a boca.

A voz interior é o nosso norte, somente quando nos calamos e permitimos ouvir o nosso lado mais profundo que alcançamos as respostas que precisamos. Para isso, é necessário mergulhar fundo em nossa interiorização e descobrir a verdade que se esconde por trás da nossa voz interior.

Esse sintoma merece ser investigado, pois tem várias causas, desde resfriado, rinite alérgica, cera no ouvido, infecção de ouvido, perda auditiva e alterações neurológicas. Agende consulta com um profissional especializado.

Em especial, ele fica mais encorpado, devido às ressonâncias da caixa craniana, que favorecem os harmônicos mais graves da voz. Por esse motivo, a percepção da própria voz é diferente de como as outras pessoas vão te ouvir e como os microfones vão captar a voz.

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

vozes são no ouvido, ou seja, é alteração na percepção auditiva, isso é chamado de psicose. Alguns transtornos de ansiedade/dissociação, podem causar alterações nas sensações pessoais, chamados de dissociação, em que você sente como as coisas ou você não se reconhece.