Porque a gente tem íngua?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Qualquer tipo de infecção provoca uma íngua, e algumas das mais comuns são resfriados, gripes, otite, sinusite, faringite ou qualquer tipo de virose, como Zika ou dengue, por exemplo, que causam gânglios no pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha.

Na maioria das vezes, as ínguas são benignas, ou seja, não oferecem riscos e desaparecem sozinhas. Porém, podem indicar doenças, como câncer, que precisam de tratamento. Também ocorrem por conta de infecções, feridas na pele ou picadas de insetos.

Probenxil Gel 11,6mg/g Antiinflamatório Tópico Com 60g.

Não há remédios específicos para tratar a íngua. Repouso e hidratação são essenciais para amenizar o quadro de infecção.

As características do nódulo também precisam ser avaliadas para saber se é necessário uma atenção maior. Quando a íngua tem causas mais graves ela pode medir mais de 2,5 cm, se apresentar como um caroço duro e que não se move (aderido à pele ou outras regiões mais profundas).

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias.

Ínguas e suas causas – Linfadenopatia reacional
É a causa mais frequente de linfadenopatia. Recebe esse nome por ter como causa a reação do linfonodo a algum processo infeccioso que pode ser local ou generalizado. Ou seja, a causa do inchaço ou aumento de tamanho não está localizada no linfonodo.

Ínguas são gânglios linfáticos (também chamado de linfonodo) inchados. Essas estruturas fazem parte do sistema linfático, que é responsável pela defesa do organismo.

O Que é a Íngua
O caroço aparece nessas regiões como uma espécie de resposta do corpo à infecção da região. Esse tipo de infecção normalmente não tem longa duração, podendo durar de alguns dias até um mês inteiro.

O câncer nos gânglios do pescoço, da axilas e da virilha pode apresentar ínguas ou inchaço nos linfonodos, que são indolores. Quando a doença atinge a região do tórax, é comum a presença de tosse, falta de ar e dor torácica. Na pelve ou no abdômen, os sintomas são desconforto e distensão abdominal.

O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos que podem ser confundidos com uma íngua inflamatória. Os tumores podem atingir todas ou apenas uma das glândulas linfáticas ou se espalhar por todo o corpo.

Também chamado de íngua, o nódulo no pescoço é caracterizado pelo surgimento de um caroço nas laterais ou na parte da frente ou de trás do pescoço do paciente. De modo geral, os nódulos no pescoço costumam surgir e desaparecer espontaneamente e são mais comuns em crianças e adolescentes.

Quando procurar o médico Infectologista por causa de linfadenopatia: Gânglio aumentados que não melhora com o tempo, Gânglios aumentados que não tenham uma causa muito bem identificada (como no pescoço em vigência de uma infecção de garganta ou de ouvido, por exemplo).

Ter vários gânglios aumentados pelo corpo, aumenta as chances de ser uma leucemia, sarcoidose, lúpus eritematoso sistêmico, reações a drogas, e em algumas infecções.

Dor na virilha com íngua ou caroço
O que pode ser: uma íngua é um pequeno caroço dolorido que quando localizado na virilha pode indicar que o organismo está lutando contra algum vírus, fungo ou bactéria, sugerindo que possa se tratar de uma doença ginecológica.

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.

Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal que forma as chamadas ínguas. Em geral, os linfonodos infecciosos são dolorosos, ao contrário daqueles presentes nos linfomas, que se apresentam como caroços indolores.

Algumas especificações das ínguas podem apontar uma necessidade de buscar ajuda médica. Caroços que surgem na virilha, pescoço ou axilas podem ser indicativos de doenças mais sérias como câncer, tuberculose ganglionar e linfoma.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

“Quando uma pessoa está com íngua por causa de uma enfermidade (corte, febre e entre outros) esta deve colocar o pé que é do lado da íngua na areia e contorná-lo deixando a sua marca. Com isso a dor vai amenizando e com dois a três dias ela desaparece.