Porque a gente tem cabelo dentro do nariz?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Localizados na entrada do nariz, os pelos fazem a retenção de pequenas partículas que chegam pelo ar, incluindo vírus, bactérias, germes, esporos etc., impedindo a entrada no organismo. Dessa forma, eles funcionam como uma primeira barreira do sistema de defesa, dificultando o avanço dos resíduos para o pulmão.

Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões. Dar ressonância à voz.

Cavidades nasais: o ar entra no nosso corpo por meio das narinas (aberturas no nosso nariz) e segue para as cavidades nasais. Os pelos e o muco presentes nessas cavidades ajudam a filtrar o ar, retirando impurezas, como poeira e micro-organismos.

Os pelos na axila têm a função de diminuir o atrito local e proteger a pele e a presença dos pelos ajuda a prevenir irritações na pele. Muitas pessoas costumam relacionar a quantidade existente de pelos com o maior índice de mau cheiro.

A ideia de que os pelos do nariz, conhecidos clinicamente como vibrissas, podem oferecer proteção contra germes infecciosos remonta a mais de um século.

Além de prejudicar a proteção, a remoção completa dos pelos no nariz pode causar dores, irritações e problemas mais sérios, como o surgimento de fios encravados ou poros inflamados.

Nos ouvidos
Junto à cera produzida no local, atuam na retenção de partículas de sujeira, bactérias e até insetos. Também ajudam a manter a lubrificação do canal auditivo.

Uma maneira fácil e eficaz de se livrar dos temidos cravos do nariz é aplicar uma máscara simples de limão e mel. As propriedades adstringentes do limão abrem os poros obstruídos, enquanto o mel elimina a ação bacteriana que causa os cravos pretos.

A melhor maneira de se respirar é sim pelo nariz. A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo. Para manter uma vida equilibrada e saudável é importante respirar pelo nariz.

Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Os cornetos possuem muitos vasos sanguíneos em seu interior e quando deitamos eles recebem mais sangue e aumentam de tamanho, diminuindo o espaço para a passagem do ar. Essa obstrução ocorre em algum grau mas não é normal o nariz fechar totalmente e você não conseguir respirar ao deitar.

Respirar pela boca altera os ossos da face
Além disso, a respiração bucal pode estar relacionada a alergias respiratórias, condições climáticas ou má posição para dormir. E seus efeitos não devem ser subestimados. A respiração bucal pode alterar a disposição dos ossos faciais em crianças.

A alternância entre as narinas acontece por causa da variação da predominância dos sistemas simpático e parassimpático e se modifica durante a gravidez e quando uma pessoa desenvolve uma infecção, como gripes e resfriados. O nariz atua na filtração, no aquecimento e na umidificação do ar respirado.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Mas você sabia que esse cheiro pode variar de pessoa para pessoa, tanto em intensidade quanto no odor em si? A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.

A presença de pelos é completamente normal e serve como uma barreira de proteção para o corpo. Porém, o excesso de pelos no corpo feminino pode ser o indicativo de alguma doença ou um problema com a saúde.