Porque a gente se vê mais bonito no espelho?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Zajonc concluiu que a exposição repetida gera familiaridade na mente humana. Por isso, quanto mais tempo você passa na frente do espelho, exposto ao seu próprio reflexo, mais atraente você acha que está.

Por mais acostumado que as pessoas estejam com o espelho, ele mostra a imagem contrária. E o que isso quer dizer? Que estamos acostumados a ver a nossa versão inversa, o que faz com que as fotos geram um estranhamento, já que o nosso rosto tende a ser assimétrico.

A alteração visual é atribuída a uma doença psiquiátrica específica e bem definida pela medicina. Chamada de transtorno dismórfico corporal (TDC) ou dismorfia corporal, caracteriza-se justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

A imagem que observamos ali não é a mesma que os outros enxergam. Isso significa que na realidade, nunca nos vimos como realmente somos. Existe, no entanto, algumas pessoas que criam uma experiência de “espelho que não inverte”. Desta forma, é possível ver como você realmente é, ou como é visto por outras pessoas.

A resposta é NÃO! As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Esse “fenômeno” é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

Cada câmera do celular usa uma lente diferente
Em função disso, elas usam lentes diferentes, que produzem distorções, perspectivas e angulações diferentes. Por este motivo, algumas pessoas gostam mais das selfies tiradas com a câmera traseira do que a frontal.

Como funciona o teste do dedo? Tudo que você precisa fazer é encostar o dedo no queixo e no nariz, se seus lábios também se encostarem no dedo, você é, oficialmente, uma pessoa bonita.

Existem várias razões pelas quais podemos parecer diferentes ou “feios” na câmera frontal do nosso dispositivo móvel ou computador: Distância focal: A maioria das câmeras frontais têm uma distância focal curta, o que significa que a lente está muito próxima do rosto.

Você já notou que antes de tirar fotos (selfies) com a câmera frontal do iPhone, a imagem é visualizada de forma invertida na tela? Isso acontece porque o sistema age como se fosse um espelho, para não bugar o cérebro do usuário. Mas depois de tirada, a foto é registrada na biblioteca na posição real.

Por funcionarem como o ponto de vista de uma outra pessoa, as câmeras não refletem a nossa imagem. Elas capturam e exibem a foto sem invertê-la, causando uma certa estranheza quando lembramos de nossa própria imagem, que é feita em nosso imaginário com base nos espelhos.

Se você se julga constantemente a sua aparência, pode ser que você sofra de ansiedade do espelho. O problema é comum entre pessoas que estão frequentemente olhando suas imagens refletidas e, em alguns casos, pode evoluir para um quadro de depressão.

Seja por vaidade ou apenas para dar uma verificada no visual, todos nós damos algumas paradinhas em frente ao espelho diariamente. Mas esse hábito, por vezes tão natural, pode representar mais riscos do que trazer benefícios para nossa saúde mental.

Resposta verificada por especialistas. As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

Como qualquer imagem, cada pessoa possui diferentes ângulos, alguns podem ser mais fotogênicos que o outro. A depender do enquadramento, uma nova imagem se revela. Assim como o olhar que está por trás da câmera descortina a beleza de uma imagem, é a alma, o que somos por dentro, que molda nosso exterior.

Isso acontece por causa da distância focal da lente, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o semblante, o que “engorda” ou até mesmo “emagrece” alguém.