Porque a gente se sente melhor depois de vomitar?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Quando o vômito acontece, a sensação de náusea é interrompida e observa-se uma considerável melhora no quadro. Por esse motivo, muitas pessoas acabam forçando o vômito como forma de obter um alívio.

Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger. Mas infelizmente essa produção não tem a qualidade suficiente para proteger os nossos dentes contra tanto ácido que vem do estômago.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Vômitos. O vômito geralmente causa dor abdominal, pois os ácidos estomacais viajam para trás através do trato digestivo, irritando os tecidos ao longo do caminho. Além disso, o ato físico de vomitar também pode causar dores nos músculos abdominais.

Vômito é a contração involuntária do estômago que empurra o seu conteúdo para fora da boca.

O que se vomita já está parcialmente digerido, ou seja, o organismo começa a absorver os alimentos e as calorias a partir do momento em que entra na boca. Como apenas água é eliminada durante o processo, além de não emagrecer, provavelmente o corpo ficará desidratado.

"Inibir isso pode levar a engasgos e fazer o conteúdo ir para o pulmão e gerar uma pneumonia química", esclarece Vanessa Prado, cirurgiã do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, em São Paulo e membro da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo) e da SBCP ( ...

Não escove os dentes imediatamente após o vômito, pois o ácido do estômago enfraquece o esmalte do dente e a escovação pode acentuar a perda do mineral do esmalte. Ao escovar os dentes, utilize creme dental que contenha flúor.

Tomar muita água depois da crise de vômito pode aliviar o desconforto na garganta, além de evitar a desidratação. Além disso, o líquido ajuda a eliminar o excesso de suco gástrico que cobre a garganta depois do vômito.

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar. Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

Os vômitos são chamados precoces, quando ocorrem minutos após a ingestão de alimentos, e tardios, quando surgem duas a três horas depois. Quanto à sua duração, podem ser agudos, crônicos ou recorrentes.

Médicos recomendam dormir numa posição mais inclinada, com a cabeça mais elevada, o que permite à gravidade manter o conteúdo do estômago exatamente onde ele deve ficar. Mas dormir de lado também pode fazer diferença, desde que você escolha o lado certo.

Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.

Além disso, deve-se evitar o consumo de: embutidos, queijos amarelos, molhos picantes e condimentados, bebidas com cafeína, biscoitos recheados, chocolates e frutas com bagaço, pois podem estimular o trânsito intestinal, resultando na piora do mal-estar.

Aspiração do vômito
O ato de vomitar pode ser perigoso se o conteúdo gástrico entra no trato respiratório.

Algumas doenças gastrointestinais como gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico e pancreatite podem causar ânsia de vômito, principalmente após as refeições.

Ela pode ser causada pelo excesso de secreções no estômago, infecções virais ou bacterianas, medicamentos, álcool, estresse e o ato de fumar. Além da náusea, outros sinais e sintomas comuns são a sensação de estômago cheio ou vazio, indigestão, dor abdominal e anemia com deficiência de ferro.