Porque a gente sai diferente nas fotos?

Perguntado por: umello . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Nosso rosto não é simétrico. Por isso, quando olhamos sempre da mesma forma, parecemos no espelho a mesma pessoa. Mas, ao tirar uma foto em um ângulo diferente, podemos parecer uma pessoa ... A ciência explica: a culpa é do espelho.

Como saber como as pessoas me veem? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.

Esse “fenômeno” é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo). Mesmo se essa doença afeta cerca de 2% da população (mais do que a esquizofrenia ou outros transtornos psiquiátricos), os cientistas sabem pouco sobre ela.

Porque a câmera distorce o rosto? Scott Klinger. As selfies geralmente são tiradas com lentes grande angulares, que expandem o espaço, distorcendo a imagem para abarcar tudo. Isso funciona muito bem para paisagens, mas não tanto para rostos - você acaba ficando com um nariz ou uma testa maiores.

Porque a câmera frontal é diferente da traseira? Por funcionarem como o ponto de vista de uma outra pessoa, as câmeras não refletem a nossa imagem. Elas capturam e exibem a foto sem invertê-la, causando uma certa estranheza quando lembramos de nossa própria imagem, que é feita em nosso imaginário com base nos espelhos.

Espelho é responsável por percepção de estar feio na foto
No entanto, o espelho é responsável por 'enviesar' a imagem que temos de nós mesmos: Se você se lembra das aulas de ótica do tempo de escola, também deve se lembrar que, ao contrário das câmeras, o espelho inverte as imagens horizontalmente.

Cada câmera do celular usa uma lente diferente
Em função disso, elas usam lentes diferentes, que produzem distorções, perspectivas e angulações diferentes. Por este motivo, algumas pessoas gostam mais das selfies tiradas com a câmera traseira do que a frontal.

O que vemos no espelho como realmente somos? Somos, na verdade, como nos vemos no espelho, mas isso para nós mesmos. Já para as outras pessoas, somos como aparecemos nas fotografias, pois, aos olhos dos outros, somos vistos em forma fotografada memorialmente.

As pessoas não têm uma percepção da imagem como no espelho, é sim como uma câmera traseira do celular. Nossos olhos, como os de muitos animais, têm órgãos que agem como lentes e formam imagens invertidas que o cérebro endireita. Ou seja: registramos o mundo de cabeça para baixo.

Distância focal: A maioria das câmeras frontais têm uma distância focal curta, o que significa que a lente está muito próxima do rosto. Isso pode fazer com que o nariz e o queixo pareçam maiores e o rosto pareça mais distorcido do que é na vida real.

Falta de proporção no volume e tamanho dos lábios (assimetria labial), aspecto de boca torta, assimetria entre os dois cantos da boca. Assimetria do sorriso – a abertura da boca é maior em um dos lados da boca, expondo mais dentes e gengivas do que do lado oposto.

Isso ocorre por causa do "Efeito da Mera Exposição", formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. É absolutamente normal a gente se achar horroroso nas fotos porque esse é um ângulo que a gente nunca se vê praticamente.

Possíveis causas: Se sentir feia pode estar relacionado a diversas situações, desde o passado até mesmo questões do presente, como atitudes e necessidades que você nem percebe que existem, mas que estão aí dentro consumindo toda a sua energia!

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Pqp, no espelho meu rosto fica normal, na vida as pessoas dizem que é normal, agora se a câmera não tiver no modo espelhado, fica tudo torto.