Porque a gente não espirra dormindo?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Mas é verdade que temos menos chances de espirrar durante o sono. Isso porque deixamos de estar expostos ao que pode causar os espirros. Isso se você for uma pessoa limpinha e dorme em um ambiente livre de ácaros, poeira, fungos e mofo.

Apesar disso, o mais comum é espirrar duas a três vezes e de forma não muito frequente, apenas para limpar as vias nasais. Quando o espirro ocorre de forma frequente é porque algo está irritando constantemente os cílios da cavidade nasal.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas. Já durante o dia, a produção hormonal reduz as reações inflamatórias e os sintomas tendem a diminuir.

Espirrar muito está quase sempre ligado à rinite alérgica
Se uma pessoa começa a espirrar muito, o mais provável é que ela tenha rinite alérgica. Eu diria que a grande maioria dos espirros (em excesso ou não) estão associados com algum tipo de rinite alérgica”, informa o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

"Parar um espirro via o bloqueio das narinas e da boca é uma manobra perigosa e deve ser evitada. Ela pode causar várias complicações, como pseudomediastino (retenção de ar entre o peito e os pulmões), perfuração da membrana do tímpano e até mesmo aneurisma cerebral", escrevem os autores.

Espirros constantes podem indicar alergia
Espirrar é uma característica comum da infeção (por exemplo, na constipação comum). No entanto, se tiver espirros constantes ou se costuma ter “ataques de espirros”, quando espirra várias vezes seguidas (e de forma bastante violenta), provavelmente tem uma alergia.

Porque espirramos na hora de tirar as sobrancelhas? Temos um nervo trigêmeo que possui uma ramificação que se extende da sobrancelha até a ponta do nariz. Às vezes, quando você tira a sobrancelha esse nervo é estimulado e então vem o espirro.

Então, responder a um espirro com “Saúde!” ou “Deus abençoe” não tem qualquer significado e nem a ver com educação ou falta ela. É apenas um reflexo cultural e, você dizendo isso, está se juntando a milhões de pessoas ao redor do mundo e ao longo dos séculos que fizeram e fazem a mesma coisa.

Uma mulher inglesa passou 978 dias espirrando.

O espirro é provocado por nosso próprio sistema imunológico. Isso mesmo, em resumo, espirrar é bom. Quando nosso corpo detecta a presença de micro-organismos em nossas vias respiratórias, ou seja, no nariz, garganta ou boca, nosso organismo providencia um espirro para tentar expelir o invasor indesejado.

O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo à presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, vírus, bactérias e fumaça.

“Em alguns casos pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago de tal forma que o ritmo do coração diminui rapidamente”, diz Kelly. Mas não se preocupe: “O coração vai continuar a funcionar normalmente durante um espirro, sem nenhum efeito percetível”.

“O espirro é uma expiração espasmódica violenta, súbita e audível de ar através do nariz e da boca, especialmente como um ato reflexo”, descreve o neurologista. O nariz é o principal caminho pelo qual o ar entra e sai das vias respiratórias e, devido à sua posição, ele (o nariz) tem várias funções.

A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.

Vale destacar ainda que o espirro nem sempre é relacionado à falta de proteção divina ou algo do tipo. No Japão, espirrar repentinamente, sem que o ato tenha sido causado por alguma doença respiratória, é visto como um indicativo de que alguém está falando de você, semelhante à superstição da orelha quente no Brasil.

Entenda o que acontece quando se reprime o 'atchim!'
Você sabia que o ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora? E que, ao evitá-lo, a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura, ruptura dos tímpanos, e até mesmo inflamação.

É uma manifestação que tem o propósito de tornar consciente e fazer expresso o desejo de participação em uma relação, uma situação, um grupo ou um assunto, incitando o indivíduo a deixar-se envolver com aquilo que o atrai.

A sua reação é tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora do “atchim”! Diz a lenda que, se espirrarmos com os olhos abertos, eles simplesmente podem saltar e sair de órbita.

Esse ato (de forçar o ar com os lábios e nariz fechados – àquela de desentupir o ouvido na serra) aumenta a pressão intratorácica. Além disso, também diminui o retorno venoso ao coração e diminui a pressão arterial. No final das contas, pode romper algum vaso na conjuntiva do olho.

Segurar um espirro também pode ter consequências nas cavidades e seios paranasais – local onde se forma a sinusite -, na garganta, nos pulmões e no olho, podendo causar o rompimento de vasos sanguíneos e até desmaios.