Porque a gente não cai quando a Terra gira?

Perguntado por: amata . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

A resposta a esta pergunta foi dada por um inglês chamado Isaac Newton. Ele disse que a Terra nos mantém grudados sobre a sua superfície por que existe uma força chamada força da gravidade.

Existem transformações constantes que permitem haver um equilíbrio. Esse equilíbrio deve-se, essencialmente, a transformações de estados na água. A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

De acordo com o professor, a força da atração gravitacional entre os dois, impede que a Lua saia pela tangente, permanecendo em órbita. "É como se a cada momento a Lua tentasse escapar um pouco e a força a atraíssse de volta para a trajetória".

É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.

A linha imaginária que separa a Terra do espaço é chamada por nós de linha de Kármán, nome dado em homenagem ao físico húngaro-americano Theodore von Kármán.

Os cientistas acreditam que a Terra surgiu do material que restou da formação do Sol. Isso teria ocorrido há 4,5 bilhões de anos. Como o Universo está quase completando 14 bilhões de primaveras, nosso planeta é novinho.

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano. Especialistas explicam como vivem os seres dessa região!

Se o Sol ficasse invisível por um segundo, não seria nada grave: teríamos um breve momento de escuridão, não muito diferente de um eclipse, e depois voltaríamos ao normal. Mas caso o Sol parasse de existir por um momento, bem, aí a coisa seria bem mais séria. >>>

A Lua é uma rocha gigante presa pela gravidade da Terra. Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação).

Na Terra, marcamos a passagem do tempo em dias, que são divididos entre um período de luz solar e a noite. A rotação da Terra, o giro em torno de si mesma, leva 23 horas e 56 minutos.

O movimento da Terra em torno de seu próprio eixo é chamado de rotação. O tempo necessário para dar uma volta completa é 24 horas. A sucessão entre dia e noite é consequência direta do movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo (Figura 1).

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Com essa fuga, a velocidade de rotação do planeta foi diminuindo aos poucos. Em cerca de 3 bilhões de anos, a duração do dia já tinha saltado para 18 horas. E não pense que nosso dia de 24 horas vai durar para sempre.

Há quem estime que, com o passar do tempo, o eixo de rotação da Terra ficaria alinhado ao plano de órbita ao redor do Sol. Se isso ocorresse, seria catastrófico, já que dias e noites teriam seis meses de duração cada e a grande diferença térmica entre esses períodos resultaria em fenômenos climáticos extremos.

Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, dizem que a órbita do 2023 BU ao redor do Sol será modificada por sua passagem pela Terra. A gravidade do nosso planeta vai atraí-lo e ajustar sua trajetória pelo espaço.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.