Porque a gente fala costas?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

“Costas” vem do latim costa, que significa “flanco.” Falamos “costas” porque nos referimos aos dois flancos, os lados das costas. Convencionou-se falar “lado direito das costas”, em vez de “costa direita”, para diferenciar outros sentidos da palavra.

Temos não somente duas, mas doze partes, sabe por quê? Trata-se de um caso que remonta às origens, uma vez que “costa” provém do Latim, referente à “costela”. Diante de tal ocorrência, quem se queixava de dor nas costas estava se queixando exatamente de dor nas costelas.

[Informal, Figurado] Não ter receio, por confiar na protecção de alguém.

Vale lembrar que "costas", no plural, significa uma parte do corpo humano, mas "costa", no singular, é a parte litorânea do continente. As informações são de Thaís Nicoleti, colunista da Folha e da Folha Online.

Costas – agora no plural – é a parte posterior do tronco humano, o dorso. Portanto, nós não temos costa, temos costas. Daí o correto: Estou com dor nas costas.

A coluna vertebral
torácica (tronco), com doze vértebras; lombar (região da cintura), com cinco vértebras; sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco vértebras, também fundidas e o sacro é a base da coluna vertebral que se articula também com a bacia.

“Costas” vem do latim costa, que significa “flanco.” Falamos “costas” porque nos referimos aos dois flancos, os lados das costas. Convencionou-se falar “lado direito das costas”, em vez de “costa direita”, para diferenciar outros sentidos da palavra.

shore s (plural: shores)
Caminhei até a costa para observar melhor o pôr do sol. I walked to the shore to better watch the sunset.

O correcto é dizermos: Estou com dores nas costas. E compreende-se que assim seja. Ora vejamos: O substantivo costa provém do latim costa(m), que significa costela.

As costas são a grande área posterior do corpo humano, erguendo-se do alto das nádegas até a base do pescoço e os ombros.

Sua escápula é um osso triangular grande e plano presente na parte de trás dos ombros (parte superior das costas), e é suportada por um sistema complexo de músculos. Estes músculos trabalham em sinergia para mover e girar a articulação do ombro.

1 Sem o conhecimento da pessoa da qual se fala, deslealmente: Na frente dele, eram só elogios, pelas costas não lhe poupavam críticas. 2 Traiçoeiramente: Pelas costas, armaram um complô contra ela.

Significado de tapinha nas costas: Fazer um reconhecimento.

Cheio de nós pelas costas: assustado, atrapalhado.” A expressão, além de “embaraçado, assustado e atrapalhado”, também era utilizada para indicar uma pessoa de temperamento difícil.

Obrigada! Claro que tem de ser «São férias!». Tem portanto toda a razão, a não ser que se diga «É tempo de férias», e então o verbo vai para o singular. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Costa, no singular, deve aparecer sempre que você quiser falar do litoral. Por exemplo: a costa litorânea do Brasil é muito extensa. Costas, no plural, deve ser usada sempre que você quiser se referir à parte posterior do corpo. Por exemplo: dormi muito mal e estou com dor nas costas.

Sabe a diferença entre dores nas costas e na coluna? Sim, há diferenças: dores na região lombar são cada vez mais frequentes, incluindo o público mais jovem, enquanto dores nas costas estão relacionadas a fatores musculares ou problemas em algum órgão do nosso corpo.

[Figurado] Capacidade para assumir uma responsabilidade ou culpas de outrem (ex.: ter as costas largas; fica tudo nas costas largas do novo governo).