Porque a gente acorda mais magro?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pois, é possível perder líquido retido durante a noite, devido à água que eliminamos graças ao suor e à respiração. O resultado? Músculos mais definidos e aparentes, barriga chapada e mais sarada.

Durante a noite, o nosso corpo perde de 450 g a 900 g. A maior parte desse peso é de água.

Os principais fatores que podem influenciar na alteração do peso ao longo do dia são: jejum, retenção hídrica, treinamento de força, variações hormonais, fase do ciclo menstrual e o uso de alguns medicamentos. Se pesar frequentemente, no mínimo 3 vezes por semana, ajuda muito quem quer e precisa controlar o peso.

Quando e como se pesar? Pese-se todos os dias sempre no mesmo horário da manhã, de bexiga e intestinos vazios e ainda em jejum. Se tiver uma balança em casa pese-se sem roupa, caso contrário escolha sempre a mesma. Não compare seu peso de um dia para o outro.

Além disso, será que existe um horário certo para se pesar? A especialista conta que o ideal é fazer a pesagem logo ao acordar, em jejum, e após ir ao banheiro, pois dessa forma é possível que a pessoa tenha um reflexo mais fiel do número na balança.

Segundo cientistas da Universidade do Colorado, para que o visor da balança mostre o peso mais próximo da realidade, o ideal é se pesar logo no início do dia, depois de ir ao banheiro e antes de tomar café da manhã.

Especialistas no assunto confirmam a relação: “A privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono”, diz Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor.

Pense bem antes de fazer isso. Ir para a cama com a barriga vazia pode ter efeitos que variam de pessoa para pessoa. Quando adormece, a fome mantém o cérebro em alerta, fazendo com que não durma o suficiente durante a noite. Se for para a cama com fome pode não ter uma noite inteira de descanso.

"Ficar muito tempo sentado, ter uma alimentação rica em sódio, que favorece a retenção de líquidos, e outros fatores podem ocasionar a oscilação do peso na balança. Ajustes na alimentação e a inclusão de movimento durante o dia auxiliam na manutenção do peso", diz o educador físico.

É importante notar que não é que tomar um copo de água gelada engorda; água gelada no sistema, a longo prazo, pode ter um papel em como o corpo faz a digestão e em última instância em como o metabolismo funciona.

A melhor hora para se pesar é logo depois de acordar, pois assim é fácil manter o padrão de um bom jejum, evitando as alterações no organismo causadas pelo processo de digestão.

Cerca de 8 mil calorias ingeridas equivalem a 1.000 gramas em nosso corpo. Por exemplo, um homem adulto gasta cerca de 2500 calorias. Para ganhar um quilo, ele teria que comer o dobro do que precisa por cerca de três dias.

Pese dois objetos juntos.

  1. Coloque um dos objetos na balança e anote o peso dele. Tire o objeto e deixe a balança voltar para o zero. Ponha outro objeto na balança e anote o peso dele. ...
  2. Se o peso for o mesmo, a balança está precisa. Se não for, tente novamente e veja se a diferença é igual.

ChiloApp é um aplicativo para Android e iOS capaz de descobrir o peso do usuário baseando-se apenas em algumas medidas do corpo. O serviço, desenvolvido por brasileiros e totalmente em português, traz recursos para que seja possível acompanhar o processo de ganho ou perda de peso.

Subir na balança após o exercício deve ser apenas para verificar a necessidade de uma melhor hidratação, pois o processo de emagrecimento vai muito além da perda de água. O emagrecimento é um procedimento contínuo baseado em: aumento de gasto calórico diário.

É verdade: sapatos podem pesar até 1,5 quilo (sandálias valem 0,5 quilo, botas de cano alto, 1,5 quilo), roupas de inverno como malhas de lã e calças marcam, em média, 1 quilo. Para ter uma medida absolutamente precisa, nada melhor que se pesar sempre com as mesmas roupas — ou sem nenhuma.

Além da perda rápida de peso, outros benefícios do jejum intermitente incluem a diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca, melhora do perfil lipídico, redução do colesterol total e LDL-c e aumento dos níveis do colesterol HDL.

Pesquisadores da revista inglesa Current Biology revelaram que o metabolismo queima 10% mais calorias entre as 17h e às 19h, mesmo em repouso.

E o melhor de tudo: NÃO engorda. Portanto, é MITO. Se você puder, coma saudável e cochile tranquilamente meia hora depois do almoço, sem medo de engordar! Ellem Mozer Nogueira e outras 21.645 pessoas curtiram isso.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Dormir é mais importante do que a alimentação em muitas das situações, é pior uma noite sem dormir do que um dia sem comer. Dormir é um dar "reset" no cérebro, é um momento em que ele se aprimora, fazendo, inclusive, sua limpeza necessária e repondo energia.