Porque a gengiva cresce quando usa aparelho?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Por que a gengiva cresce durante o tratamento ortodôntico? De acordo com a dentista Uila Ramos, o uso do aparelho ortodôntico tende a aumentar as chances de inflamação na gengiva. Afinal, durante o tratamento, a higiene bucal pode ficar prejudicada e haver um maior acúmulo de bactérias.

A resposta para “por que a gengiva cresce?” é, basicamente, por causa do acúmulo de células na região. Entretanto, isso pode acontecer por diferentes causas, como: Inflamação, causada pelo acúmulo de placa bacteriana que se forma pela má higiene bucal, o que é comum em quem usa aparelho.

O uso de dispositivos ou aparelhos ortodônticos, especialmente os fixos, requerem atenção e cuidados redobrados de higiene e é muito comum ocorrer gengivite (inflamação na gengiva) em crianças, jovens, adultos portadores de aparelho, desde que tenham pouco cuidado com a limpeza bucal.

Contudo, no caso da gengiva crescendo por cima do dente por causa de uma inflamação, o profissional pode fazer uma limpeza no local, removendo a placa bacteriana. Esse é um procedimento coberto por planos dentais e bastante simples.

Confira a seguir as principais opções:

  1. Plástica gengival. Também chamada de gengivoplastia, é uma cirurgia simples, realizada na gengiva. ...
  2. Cirurgia ortognática. Esse já é um tipo de cirurgia complexa, que não leva em consideração a estética do sorriso, mas sim o desempenho das funções dos ossos da face. ...
  3. Aplicação de botox.

Isso dependerá do grau de complexidade da gengiva inchada, como tratar e a indicação do dentista. Em casos mais simples, é possível retomar a saúde da gengiva dentro de um período de uma a duas semanas. Já quando o quadro é mais grave, pode variar de um a três meses até a completa recuperação.

Escove com atenção sem pressa
O primeiro é retirar todos os acessórios do seu aparelho, como elásticos, por exemplo. Depois comece a escovação normalmente: movimente a escova na direção da gengiva para baixo em forma circular, repetindo em toda a boca.

Usualmente é usado um medicamento ou remédio anti-inflamatório (ex. ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:

  1. Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;
  2. Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;
  3. Cuspa a solução;
  4. Repita duas a três vezes por dia.

Isso normalmente acontece porque os bráquetes criam um atrito na mucosa. Outro cenário acontece quando a ponta de um fio que não foi cortado fere a bochecha. De qualquer maneira, o profissional revela que uma lesão causada por estruturas do aparelho possui diversos significados.

Quando fios ortodônticos ou braquetes estão soltos, eles podem arranhar a gengiva do paciente e causar extrema dor. Uma manutenção recente também pode estar causando o incômodo. Nessas consultas, o ortodontista impõe uma força no aparelho para que ele siga a movimentação adequada.

A aplicação de toxina botulínica é usada para diminuir a força da musculatura próxima à boca. Dessa forma, o paciente não consegue erguer muito o lábio superior ao sorrir, o que diminui a quantidade de gengiva exposta. O método é bem simples, rápido e efetivo.

Antes disso, você precisa entender que o valor pode variar bastante, conforme a experiência do dentista e complexidade do caso. Porém, de modo geral, o custo de uma cirurgia plástica na gengiva está entre R$800 e R$3 mil reais.

Quais são os sinais de uma gengiva inflamada?

  • Gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida,
  • Sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental,
  • Mau hálito,
  • Tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.

4 dicas para fortalecer as gengivas

  1. Escove também as suas gengivas. As gengivas contêm queratina, uma substância que também se encontra nas unhas e no cabelo. ...
  2. Massajar as gengivas. ...
  3. Tomar suplementos alimentares. ...
  4. Evitar bebidas demasiado quentes.

Indicações. Em casos de inflamações, dores e febres a Nimesulida pode ser prescrita. No caso da odontologia, essa substância em geral é receitada após intervenções que possam promover o inchaço e a dor. No caso de dor de dente também pode ser recomendado o uso do medicamento.

Se você usa aparelho, escove os dentes pelo menos três vezes por dia, depois das principais refeições. Não tenha pressa na escovação. Escove cuidadosamente e sem correria. Caso use elásticos, retire-os antes de escovar.