Porque a gasolina polui o meio ambiente?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta.

"Os hidrocarbonetos gerados pela gasolina contêm benzeno, altamente tóxico, enquanto os do etanol não trazem essa substância. O álcool combustível, por outro lado, emite hidrocarbonetos com mais acetaldeído, também perigoso, porém menos nocivo do que o benzeno", pontua.

O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.

Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global. A Rússia vem em seguida, com 7% das emissões.

Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas.

Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.

A pesquisa revelou (rigorosamente ao contrário do que afirma…) que o álcool emite cerca de 24% mais carbono que a gasolina devido às emissões geradas pelas mudanças do solo para a plantação do milho, dos fertilizantes, e dos demais processos de obtenção e combustão.

etanol

Outro motivo pelo qual o etanol é considerado um combustível mais limpo é também pelo teor mais baixo de carbono, que não provoca a mesma formação de depósitos carboníferos dentro do motor, como a gasolina.

As impurezas presentes no combustível, também pode gerar outros elementos que poluem mais que outros.

Resolução. A queima de um mol de benzeno libera 3268 kJ de energia e forma 6 mols de CO2. Com isso, considerando a mesma quantidade de energia liberada, a glicose é a molécula que quando queimada completamente libera o maior número de mols de dióxido de carbono.

O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.

carvão

O carvão é também o combustível fóssil mais poluente: emite cerca de duas vezes mais dióxido de carbono do que o gás natural e 30% mais do que a gasolina quando queimado.

O Brasil importa hoje cerca de 25% do que consome de óleo diesel, a maior parte proveniente dos Estados Unidos, de refinarias da região do Golfo do México.

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

O problema do desmatamento
O município que liderou o ranking de mais poluente do Brasil foi São Félix do Xingu (PA). Com pouco mais de 130 mil habitantes, o local lançou 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2 na atmosfera em 2018.