Porque a garganta dói quando tosse?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

“Durante a tosse fazemos um grande esforço no tórax, de forma que o ar sai sob alta pressão dos pulmões. Caso haja uma mucosa mais fragilizada na garganta, esse ar passando em alta velocidade pode causar pequenas escoriações e sangramentos”.

Assim então, a pressão que o ar causa fora dos pulmões provoca uma dor no peito que se acentua quando se tosse. Quando sofremos alguma lesão nos músculos ou ossos do peito ou próximos, a dor vai se intensificar quando tossimos.

A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou os pulmões. É preciso estar atento a tosse, se ela durar mais do que três semanas, ela passa do quadro agudo para o crônico. E aí é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema.

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Quando o corpo fica na horizontal, tanto o refluxo quanto o acúmulo de secreção na garganta podem ocorrer com maior intensidade.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Na tosse é expelido o muco ou mais conhecido como catarro, que pode ser claro, espesso, branco, verde, amarelado ou em alguns casos acinzentado. O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, uma camada que reveste internamente as vias aéreas.

Com catarro é pior ou seca? Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia .

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Gargarejo com água morna e sal
A água morna e o sal ajudam a diluir a secreção, facilitando sua absorção pelo organismo. Tome cuidado apenas para não ingerir água muito quente e nem engolir o líquido, pois o excesso de sal pode estimular a perda de fluidos e levar a desidratação.

Quando a tosse é preocupante, ela apresenta algum dos fatores descritos a seguir:

  1. presença de sangue ao tossir;
  2. dificuldade em respirar;
  3. dores no peito;
  4. inchaço nas laterais do pescoço;
  5. aumento de intensidade das crises;
  6. duração superior a três semanas;
  7. tosse e febre alta persistentes.

Tossir muito prejudica o pulmão? A tosse não é uma doença e até faz parte do dia a dia, mesmo quando não se está doente. Com isso, tossir muito não prejudica os pulmões, mas pode ser sinal de que outro problema no sistema respiratório, por conta de a tosse persistente ser um sintoma notável.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.