Porque a galinha come os filhotes?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Tanto que o canibalismo é considerado um comportamento anormal entre as aves. À princípio, falha nutricional ou restrição no acesso à ração surgem geralmente como as principais razões que levam as galinhas a iniciar a bicagem de pena e progredir para o canibalismo – mas não as únicas.

Debicagem é proibida
A debicagem consiste no corte severo do bico das galinhas. De acordo com as normas para a obtenção do selo de bem-estar animal Certified Humane, esta prática não é permitida de modo algum.

A prática da debicagem, que é cortar o bico dos pintinhos para evitar que eles machuquem uns aos outros, não é proibida, mas é contrária aos princípios de bem estar. Se a granja adotar a debicagem, ela tem que ser feita até os 10 dias de idade. Na granja-modelo, só as galinhas dos lotes mais antigos foram debicadas.

Nos últimos anos, alguns métodos alternativos ao método convencional de debicagem vêm sendo testados, dando destaque para o tratamento de bico realizado por meio de radiação infravermelha (RI) no primeiro dia de vida da ave, no incubatório.

A galinha de postura comercial deverá ser debicada entre o 7 e 10 dia de idade. O segundo passo é redebicar moderadamente as galinhas na fase de recria, entre 10m a 11m semanas de idade, com objetivo principal de corrigir falhas da primeira debicagem.

O canibalismo é o ato de se alimentar da própria espécie, que embora tabu entre os seres humanos, pode ser comum entre os outros animais. Entre os motivos do canibalismo entre animais estão a necessidade, estresse ambiental, ou simplesmente um “gosto” pelo sabor.

Cinco alimentos proibidos para aves

  • Chocolate. ...
  • Abacate. ...
  • Cebola e alho. ...
  • Caroços e sementes de frutas. ...
  • Alimentos ricos em gordura, sódio e açúcar.

Como evitar a bicagem e o canibalismo entre as aves? ->Devem ser adotadas medidas sanitárias, como vacinações, debicagem, ou ainda descarte ou tratamento de aves doentes. As rações devem ser balanceadas para suprir as necessidades nutricionais das aves.

De acordo com a Dra. Mariana, a resposta é não! “Não é possível fazer isso em qualquer ave ou em qualquer idade”, diz. Segundo ela, o procedimento só é recomendado em aves mansas, isto é, criadas na mão e que já tenham sido acostumadas com o corte desde cedo, no cativeiro.

Já ouviste a expressão “Nem quando a galinha criar dentes!”? Pois é, se refere ao fato das aves não terem dentes.

Um corte profundo no sentido horizontal no músculo do pescoço, através da parte da frente e ambas as laterais da garganta, imediatamente debaixo do osso do maxilar, é chamado um corte ventral de pescoço (CVP) e é um método fiável para assegurar o corte de ambas as artérias carótidas comuns e ambas as veias jugulares ...

A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.

A razão pela qual as galinhas põem ovos a cada 24 ou 26 horas é porque os ciclos se sobrepõem. Este processo interno constante e complexo tem uma vida de dois anos; é o que é considerado o tempo ou “vida útil” das galinhas poedeiras.

Por que o galo bica a cabeça da galinha durante a cópula? É tudo uma questão de equilíbrio. Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair.