Porque a fumaça do cigarro faz mal?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações.

Para se proteger da fumaça de cigarro é preciso parar de fumar, ou de se expor a locais onde há grande concentração de fumantes. Evitar o contato com esse tipo de substância tóxica é essencial para prevenir o organismo de condições graves como o câncer.

Fumante passivo sofre os malefícios com menos intensidade, mas absorve as mesmas substâncias nocivas que o tabagista. Não há dúvidas de que o fumante passivo também sofre riscos. Em menor escala, mas é.

O fumante passivo é aquela pessoa que não fuma ativamente, mas, encontra-se exposta, principalmente em locais fechados, à fumaça do tabaco. Também conhecido como tabagismo passivo, essa é uma situação extremamente comum, tanto dentro de casa, no trabalho ou também em restaurantes, ou outros locais de passeio.

“Essa substância atua como estimulante, fazendo com que seu consumo em horário muito próximo ao momento de dormir, cause inquietude. Além disso, estudos já comprovaram que os fumantes demoram muito mais para adormecer, dormem menos e seu sono ainda é menos profundo.

após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade; após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Pare de queimar dinheiro!

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Segundo os médicos, um não-fumante deveria manter distância de 15 metros de um fumante em locais abertos para não ser prejudicado.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

O pulmão, resiliente, começa a se curar do fumo em questão de dias. Segundo pesquisas, dentro de algumas horas sem receber a fumaça e suas toxinas, o pulmão é capaz de começar a se recobrar.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. “Eu só fumo aos finais de semana”. Não é raro ouvir essa frase, mas será que quem fuma pouco está mais “protegido”? De acordo com a cardiologista Jaqueline Stoltz, embora o risco à saúde seja proporcional ao consumo, fumar menos não é melhor.

“A maior descoberta é que um cigarro de maconha equivale de 2,5 a 5 cigarros de tabaco em termos de obstrução respiratória”, afirmaram os autores da pesquisa. Para os estudiosos, o impacto causado pela droga se deve à forma como a substância é fumada: sem filtro e com tragadas profundas.

Entidades como os Pretos Velhos, que se utilizam do fumo em seus. cachimbos, do vinho tinto, ou dos Caboclos com seus charutos, ou mesmo. dos Exús e Pombo Giras com seus aguardentes, champanhes, cigarros ou. Essa entidade é tida, dentro da Umbanda, como uma versão feminina de Exú.