Porque a fratura dói quando chove?

Perguntado por: atorres2 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O presidente latino-americano do Instituto Mundial de Dor, Fabrício de Assis, explica que as reações estão relacionadas à pressão atmosférica. Quando o clima começa a mudar, a pressão atmosférica deixa os neurônios mais sensíveis.

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

Colocar gelo ajuda.
É importante consultar o médico para saber detalhes da sua fratura e a melhor forma de tratá-la. No entanto, colocar gelo no local ajuda a desinchar e facilita o processo de recuperação.

Ainda não há uma resposta única para a questão, mas um dos motivos que leva à dor é a contração muscular que o frio causa, gerada pela contração dos vasos sanguíneos e piora do fluxo de sangue. A prostração causada pela queda da temperatura reduz os movimentos que geram todo o comportamento anormal.

Por que sentimos mais dores nos dias frios ou chuvosos? Alguns pensam que essa “previsão” é mania de gente antiquada ou supersticiosa, mas o fato é que nos dias frios ficamos mais encolhidos e com a musculatura contraída, causando rigidez muscular e maior dificuldade para se mover.

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

2) Osso quebrado causa muita dor.
MITO: Há muitos casos de pessoas que sofrem uma lesão e passam o resto do dia esquiando, caminhando ou até dançando, sem perceber que estão com uma fratura. Na maioria das vezes, ossos quebrados doem – e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

Os sintomas e sinais são bastante semelhantes aos próprios sintomas da fratura. O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Se a fratura não for imobilizada ela corre o risco de não colar? Sim, algumas fraturas quando não imobilizadas evoluem para não consolidação e se tornam falsas articulações (Pseudartrose).

Maxsulid é um anti-inflamatório, que age especialmente em dores nos ossos e articulações. Também pode ser utilizado no combate a febre e dor. Maxsulid é indicado para o tratamento de inflamações e também pode ser utilizado para tratar dor ou febre.

O Traumeel S é indicado como auxiliar no tratamento de traumatismos como torções, contusões, hematomas, fraturas, edemas pós-cirúrgicos e pós-traumáticos, e inchaços em geral; processos inflamatórios e degenerativos com inflamação associada em diversos órgãos e tecidos, especialmente nos do aparelho locomotor; artrose ...

Um anti-inflamatório não esteroide (AINE) de venda livre, como o ibuprofeno, o naproxeno sódico ou a aspirina, pode ser uma solução rápida para ajudá-lo a lidar com a dor e a inflamação decorrentes de uma fratura óssea.

As temperaturas frias podem provocar o encolhimento dos tecidos nas nossas articulações, como joelhos e quadril, é isto as faz puxar as terminações nervosas, acarretando dor articular, explica.

Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.

Se você vai passar por um procedimento de prótese ou artroplastia de quadril deve observar atentamente as medidas de prevenção de infecção. E se você já possui uma prótese, fique atento aos principais sintomas de rejeição de prótese de quadril: dor intensa, febre, vermelhidão, calor e saída de secreção.

“Os pacientes geralmente relatam dor pior à noite, e parte disso ocorre porque o cortisol é mais baixo à noite”, completou.

No frio nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Pessoas que passaram por uma cirurgia recente, por exemplo, podem sentir mais esse desconforto, as cicatrizes ficam mais retraídas, causando mais dor.

Após uma fratura, forma-se um coágulo nas extremidades dos ossos lesionados em virtude do rompimento de vasos sanguíneos presentes no interior dessas estruturas e da liberação de sangue. Esse coágulo logo é invadido por capilares e fibroblastos, que o transformam em uma massa dura bastante semelhante a uma cartilagem.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.