Porque a Ferrari é tão caro?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 4 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

Para ter uma Ferrari é importante saber que não basta juntar apenas o valor e mercado do carro. Também é preciso dispor de um capital para manutenção que geralmente é bem cara por se tratar de peças importadas e também para o salgado IPVA. O IPVA desse carro varia de acordo com o seu modelo.

A Lamborghini domina o ranking: nada menos do que três entre os 10 veículos mais caros da plataforma são da fabricante italiana. Em seguida, vêm Bentley e Aston Martin, com dois automóveis cada. Superesportivos das marcas Ferrari, Porsche e Mercedes-Benz também aparecem na lista.

O Valor do IPVA 2022 é de R$ 107.161,20. Caso você pague à vista tem desconto, total com desconto R$ 103.946,36 ou você pode parcelar 3 x de R$ 35.720,40.

O preço da Ferrari Portofino deve ser revelado somente durante o evento de Frankfurt. No caso da Ferrari California, o valor médio cobrado pela versão 2017 do modelo é de US$ 231.600 na Europa, enquanto no Brasil ela tem preço de R$ 1,9 milhão.

Superesportivo híbrido foi importado de forma independente e já roda nas ruas brasileiras. Apenas um dos 499 exemplares da Ferrari LaFerrari está no Brasil.

Quando o astro comprou uma Ferrari F458, Justin mandou pintar o veículo e a Ferrari que era da cor Branco para um tom Azul Elétrico. Qualquer tipo de customização dos automóveis da marca, viola os termos impostos pela fabricante.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Segundo informações divulgadas por seguidores de páginas dedicadas a carros de luxo e superesportivos, a única LaFerrari em solo brasileiro teria sido comprada por um empresário do interior paulista, que teria desembolsado por volta de R$ 45 milhões.

A Ferrari é a única outra fabricante de carros a figurar no top 10, com valor de mercado estimado em US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões). Veja abaixo o ranking: Porsche – US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões)

A Ferrari teve 22 carros emplacados no Brasil em 2022, sendo a Ferrari F8 Spider responsável por 8 unidades ou 36% das vendas, o dobro da participação da Roma. Em 2021 foram 16 carros e em 2020, 23 unidades.

Segundo a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de janeiro de 2022, o modelo F430 versão Spider, ano 2010, custa aproximadamente R$ 1,1 milhão.

No Brasil, por exemplo, seu preço ultrapassou os R$ 7 milhões. Por esse valor, o Bugatti Veyron não encontrou compradores por aqui e deu adeus ao país sem vender uma unidade sequer.

No topo da lista está o Lamborghini Avent SVJ 2021, que vale no mercado aproximadamente R$ 7,5 milhões; valor mais alto equivale ao preço de quatro veículos populares. Para a maioria dos brasileiros, a hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é sempre um momento de fazer contas.

Para comprar um veículo da Ferrari, não basta dispor do dinheiro: o interessado deve ter a aquisição aprovada pelo fabricante e entrar em uma fila de espera. Depois que o negócio é fechado, o proprietário ainda precisa seguir um código de ética para continuar na carteira de clientes da marca.

Vale ressaltar que o Ferrari Purosangue não é o carro mais caro da montadora vendido no Brasil. Esse título pertence ao modelo LaFerrari, que teve apenas um exemplar vendido aqui no país, no valor de R$ 14 milhões.

Essa LaFerrari passou por um único dono que, por sinal, é um dos maiores colecionadores de Ferrari de todos os tempos: Greg Whitten. Ele detinha a 250 GTO que foi vendida por US$ 48,8 milhões (aproximadamente R$ 263,5 milhões), resultando no carro de Maranello mais caro já comercializado.

Ferrari F12 TRS
Por isso, a Ferrari F12 TRS fez por merecer um posto entre os 10 carros mais raros do mundo. Fabricada em 2014 pela luxuosa e cobiçada marca italiana, a Ferrari F12 TRS tem motor V12 de 6.3 litros capaz de gerar 740 cavalos de potência e 73 kgfm de torque.

Na tabela IPVA de 2022 para o estado de Rio de Janeiro, existem 33 modelos de veículos da marca FERRARI.

Hoje, com elevada octanagem, mesmo a comum (ou aditivada) não compromete o motor: apenas reduz seu desempenho, pois a central eletrônica se ajusta para compensar a menor octanagem.