Porque a espinha fica preta?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Isso porque as espinhas são inflamações na pele que ativam a produção de melanina. Dessa maneira, o hábito de mexer nessas pequenas inflamações pode favorecer o surgimento de manchas na pele.

Querer espremer espinhas e cravos pode parecer uma atitude normal. Mas, de acordo com a especialista, o hábito pode trazer problemas para a sua pele.

Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro. As mãos contém bactérias e isso faz com que as lesões de acne fiquem ainda mais inflamadas e infeccionem, aumentando a chance de manchar a pele.

Melhore o aspecto das espinhas
O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

Ela é uma lesão interna endurecida e mais profunda, inflamada e com sebo dentro. As espinhas se formam devido à produção em excesso das glândulas sebáceas, provocada pela ação dos hormônios andrógenos (feminino) e testosterona (masculino).

3. Graus de acne que podem causar cicatriz. Segundo a médica, quadros mais leves de acne ou quando são tratadas adequadamente possuem um risco menor de ficar com sequelas. Já aquelas com grau 3 a 5 podem deixar cicatrizes na pele.

O que fazer

  1. Aplicar uma compressa quente na região, ou uma bolsa térmica, envolvida em uma toalha para não queimar a pele deixar por 15 minutos;
  2. Afastar a compressa quente por 10 minutos;
  3. Repetir o processo por, pelo menos, 1 hora por dia até a espinha desaparecer.

Espremer espinhas pode agravar a inflamação da pele
Ao espremer uma espinha ou cravo sem os cuidados adequados, quase sempre a inflamação da região aumenta, especialmente se a pele não estiver limpa e os dedos não forem protegidos.

Trata-se do cisto epidérmico – também chamado de cisto sebáceo – que parece um carocinho, mas é um nódulo. Ele pode ser da cor da pele, ou esbranquiçado, ou até mesmo na coloração amarelada. O cisto pode aparecer sozinho, mas também é muito comum que venha acompanhado de outros cistos.

Vale ressaltar que as espinhas são provocadas por diversas causas como má alimentação, estresse, fatores hormonais e a utilização de produtos muito oleosos no rosto. E quanto às queimaduras, Solange alerta: “Jamais use pasta de dentes! É um produto abrasivo que vai queimar mais ainda a região afetada.

Quando avistamos uma mancha roxa na pele, logo pensamos ser um hematoma. Quando você espreme bastante uma lesão de cravo ou espinha e depois de um tempo a região manipulada fica inchada e com tonalidade arroxeada, de certa forma é como se você tivesse feito outro trauma na sua pele.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

A espinha interna é aquela que não tem por onde sair para formar a pústula. A Drª Betina explica a razão dessa aparência: “É uma acne que teve o seu orifício do complexo pilossebáceo obstruído. Em outros casos pode ser considerado como um cisto, quando o paciente possui um tipo de acne cística.

A água quente dá a sensação de desengordurar a pele, quando na verdade está dilatando mais os poros, deixando o caminho livre para o sebo. "É por isso que a pele fica tão oleosa pouco tempo depois do banho. O ideal é usar água fria para lavar o rosto", explica Gizelle.

A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.

A localização das espinhas na Zona T
A zona T - que consiste em testa, nariz e queixo, é a parte do rosto com maior concentração de glândulas sebáceas, ou seja: é a área mais oleosa do nosso rosto. A produção em excesso de óleo por estas glândulas pode entupir os poros e resultar em cravos e espinhas.

Sintomas. As lesões da acne vulgar surgem mais na face, ombros, peito e costas e variam de intensidade de acordo com o tipo de pele e predisposição para a enfermidade. Dor, coceira e irritação nas áreas afetadas são sintomas da doença.