Porque a escrita suméria é conhecida como a escrita cuneiforme?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Com o tempo, os glifos cuneiformes passaram a ser escritos em tábuas de argila, nos quais os símbolos sumérios eram desenhados com um caniço afiado chamado estilete. As impressões deixadas pelo estilete tinham forma de cunha, razão pela qual sua escrita é designada cuneiforme.

A escrita cuneiforme, com incisões em forma de cunha, favoreceu a esquematização dos símbolos, que se afastaram da imagem pictográfica. Ao escriba importava a rapidez da escrita. A cevada acabou por ser representada só com quatro impressões do cálamo.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.

escrita cuneiforme

Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

Significado de Cuneiforme
adjetivo Que tem a forma de cunha. Diz-se de uma antiga escrita (dos assírios, persas e medos) em forma de cunhas. V. ESCRITA CUNEIFORME.

A escrita cuneiforme foi adotada subsequentemente pelos acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios e adaptada para escrever em seus próprios idiomas; foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, apesar da natureza silábica do manuscrito (como foi estabelecido pelos sumérios) não ...

fenício

O primeiro alfabeto conhecido é o fenício, que deu origem a quase todos os outros. Nascimento: Entre os séculos XIII e XI a.C. Algumas línguas que o utilizam: fenício e diversas outras línguas da Antiguidade, da região onde ele foi inventado. Funcionamento: Consonantal.

A escrita cuneiforme possuía mais de 2.000 sinais; seu uso era de enorme dificuldade. Consta nos registros que seu principal uso foi na área da contabilidade e da administração, pois facilitava o registro de bens, marcação de propriedade, cálculos e transações comerciais.

Início da escrita: Mesopotâmia
Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).

Muitas línguas usou escrita cuneiforme, por exemplo, o acadiano, o persa, o heteu ou ugarítico. A meados do século XIX, Henry Rawlinson Creswicke foi o primeiro a decifrar um texto acádio. Ele começou a decifração do acadiano em 1833 para conclusão em 1845.

Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait. Durante muitos anos acreditou-se que teria sido a primeira civilização a se desenvolver nessa região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates.

A invenção dessa forma de escrita foi a maior contribuição dos sumérios para a humanidade e decorreu da necessidade de contabilizar e fazer o registro dos afazeres relacionados à manutenção do palácio real e de questões relativas ao registro de mercadorias do comércio.

escrita cuneiforme

A eles são atribuídas duas grandes invenções: a da escrita e a da roda, ambas a cerca de 6000 anos atrás. A sua escrita era de uso particularmente da elite, principalmente dos sacerdotes e escribas. Ela era gravada em tabletes de argila com uma pinça em forma de cunha, e por isso recebeu o nome de escrita cuneiforme.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.