Porque a energia do Nordeste é 220?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Quase 90% da energia consumida no Nordeste é oriunda dessa fonte renovável e a região é responsável por gerar, hoje, 86% de toda energia eólica produzida no país. Em agosto de 2019, em apenas um dia, 89% de toda a energia consumida na região vieram dos ventos.

Com o aumento na renda do nordestino, cresceu também o consumo de produtos supérfluos e o número de investimentos por parte de grandes companhias. Recursos da Previdência, programa Bolsa Família, incentivos fiscais. Tudo isso colaborou para o crescimento do Nordeste brasileiro.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts? Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

E falando em dinheiro, uma rede elétrica de 110v é mais cara, pois precisa de fios mais grossos e recebe uma corrente elétrica maior. Caso os fios não sejam espessos o suficiente, é muito mais fácil colocar fogo em uma casa com a rede de 110v.

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

A voltagem nos EUA é 110V.

As concessionárias de energia elétrica residencial no Brasil há muito tempo (desde 1999) não mais entregam a tensão nominal de 110 V pois ela foi substituída por 127 V. A mudança começou em 1986 e foi concluída em 1999. Portanto não tens nas tomadas elétricas da tua casa 110 V mas somente 127 V.

No Recife a voltagem padrão é 220V, porém, alguns hotéis oferecem tomadas nas duas voltagens. Você também encontra facilmente em lojas de material elétrico transformadores de voltagem portáteis. As tomadas no Brasil têm um formato de poço, para dificultar o contato do dedo com a corrente elétrica e evitar acidentes.

A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão. O que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. E essa tensão de saída é independente da entrada.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Começa em agosto a temporada de ventos fortes no Ceará, que segue até o mês de outubro, com ventos mais intensos, principalmente no litoral e na região serrana. O fenômeno ocorre devido à aproximação do centro de alta pressão no Oceano Atlântico Sul, chamado de alta subtropical do Atlântico Sul.

A região Nordeste é líder em energias renováveis. Somente em fonte eólica, ela abriga cerca de 90% da capacidade instalada do país, com mais de 20 GW, o equivalente à capacidade inteira de Portugal, proveniente de todas as fontes.

Além de parques eólicos, a principal fonte de energia na região nordeste vem de usinas hidrelétricas (BORBA et al., 2011). Segundo Andrade et al. (2012), 97% da produção de energia do Nordeste provem das usinas Hidrelétricas.

O Nordeste brasileiro representa a primeira zona de povoamento criada pelos conquistadores portugueses, que iniciaram a colonização a partir do litoral nordestino, que favorecia a ocupação em razão da presença de melhores condições naturais, como uma porção litorânea vastamente recortada, ideal para a navegação de ...

A imigração chinesa no Brasil teve início em 1812, quando dom João VI trouxe, de Macau, duzentos (ou quatrocentos) chineses para introduzir o cultivo de chá no país.

A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.