Porque a doença de Chagas afeta o coração?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Ela pode ter consequências graves para a saúde, incluindo problemas cardíacos. Isso porque, ao picar o ser humano, o inseto transmite um microorganismo protozoário (Trypanosoma Cruzi), que ao entrar na corrente sanguínea, pode ir até as células do coração e gerar a doença cardíaca.

A Cardiomiopatia Chagásica
cruzi), protozoário flagelado que pode causar doença aguda ou crônica com reativação em função de condições de imunodepressão. Sua transmissão é relacionada aos vetores, ao agente e aos reservatórios, além de um conjunto de fatores socioeconômicos e culturais.

Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

Encerrada a fase aguda, caso não ocorra cura, os pacientes podem desenvolver a doença crônica, ensejando complicações cardíacas (insuficiência cardíaca) e/ou digestivas, como megacólon e megaesôfago.

freqüência da morte súbita
O óbito na doença de Chagas pode ser devido a cau- sas cardiovasculares – notadamente a principal causa – e a causas não-cardiovasculares.

Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino.

Atualmente, existem dois fármacos utilizados para o tratamento de Chagas, o nifurtimox e o benznidazol, bastante eficazes na forma aguda da doença.

O tratamento é com nifurtimox ou benznidazol; contudo, os antiparasitários não revertem o curso da doença cardíaca ou intestinal que se desenvolveu. A causa da doença de Chagas é Trypanosoma cruzi.

A doença de Chagas é quase 100% curável se tratada na fase aguda inicial. Apenas 1% dos infectados são tratados a cada ano devido à presença clínica silenciosa ou expressão sintomática ambígua da doença. A prevalência média de doadores de banco de sangue detectados com doença de Chagas na América Latina é de 0,2%.

Quando os parasitos entram pela cavidade oral, a doença é muito mais grave. É uma resposta tão diferente que nos levou a pensar sobre 'uma nova forma de uma doença antiga', como sugerimos no título do trabalho”, diz a coordenadora do estudo, Juliana de Meis, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC.

As cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito à Aposentadoria por invalidez. O segurado precisa ser considerado inapto para exercer qualquer atividade laborativa. Essa doença dispensa o segurado do regime geral de previdência a cumprir a carência normalmente exigida para a concessão da aposentadoria.

em doença de Chagas confirmou os resultados dos centros demonstrando que os pacientes chagásicos se beneficiam do transplante cardíaco da mesma forma que os pacientes não chagásicos.

Na fase aguda da doença, o quadro pode evoluir para meningite e encefalite. Já na crônica, a pessoa pode apresentar aumento do coração e do cólon, por exemplo. É preciso ter muita atenção para uma complicação perigosa: a insuficiência cardíaca. Ela é uma das principais causas de mortes de indivíduos com essa doença.

Mulheres portadoras da doença de Chagas na fase crônica podem engravidar. No entanto, a mulher deve ser acompanhada durante a gestação. Após o nascimento, a criança deve ser acompanhada em serviço especializado para tratamento específico, com alta probabilidade de cura. O homem não transmite a doença para os filhos.

Esôfago e intestino dilatados podem parar de funcionar, causando represamento dos alimentos no caso do esôfago ou constipação intestinal, podendo gerar outras complicações, como perfurações desses órgãos. No coração, o parasita causa insuficiência cardíaca e arritmias.

A doença de Chagas tem duas fases clínicas: Fase aguda: Dura de 2 a 8 semanas após a infecção. Às vezes pode causar sintomas graves ou a morte, especialmente em bebês.

O benzonidazol (Bz) é considerada droga de primeira linha para o tratamento etiológico da doença de Chagas, por apresentar melhor tolerância e causar menos efeitos colaterais.

Está entre os poucos especializados no país para o tratamento da Doença de Chagas, que oferece acompanhamento ao paciente chagásico por uma equipe multiprofissional, formada por cardiologistas, gastroenterologista e proctologista.