Porque a dermatite piora a noite?

Perguntado por: iparis3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A coceira típica de alergia também piora à noite. Isso acontece por conta de fatores anti-inflamatórios (protetores do nosso organismo) que são produzidos em maior quantidade durante o dia e há uma diminuição do seu nível à noite, quando aumentam os fatores pró-inflamatórios no corpo.

O estresse é uma das causas da dermatite atópica e pode piorar os sintomas da condição. Quando uma pessoa está estressada, o corpo libera uma série de substâncias químicas, como o cortisol, que podem desencadear uma resposta inflamatória no organismo.

Alergia na hora de dormir
As alergias respiratórias mais famosas são rinite, sinusite e asma. Na hora de dormir, um dos maiores vilões dos alérgicos são os ácaros, bichinhos microscópicos que se alimentam de restos celulares. Eles podem ser encontrados em travesseiros, lençóis e almofadas.

Uma das melhores formas de combater a comichão causada pela dermatite atópica é o uso de anti-histamínicos, embora devam ser sempre prescritos. E, quando a reação é mais grave, o médico pode optar por prescrever corticoides para reduzir os sintomas.

Para dormir melhor com eczema atópico, deve-se evitar o calor e dormir num quarto fresco e arejado sem estar demasiado coberto (evitar edredões que estejam demasiado quentes). Aproveite a oportunidade para aplicar uma quantidade suficiente de um emoliente antes de dormir, para que possa agir durante toda a noite.

As crises precisam de ser controladas com anti-comichão, anti-inflamatórios e tratamentos dermatológicos anti-bacterianos.

Os sintomas geralmente diminuem de intensidade após um ou dois dias, logo que não haja mais exposição à substância irritante. A dermatite de contato alérgica geralmente causa mais coceira do que dor.

“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.

Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma doença genética, crônica e não-contagiosa, ou seja, não existe perigo de transmissão. Ela se caracteriza por deixar a pele seca, avermelhada e ressecada, além de fazer surgir crostas e erupções que coçam bastante e que podem criar feridas.

A hidratação é indispensável para quem sofre de dermatite atópica, uma vez que, a maior parte das pessoas nessa condição têm a pele seca. Outro cuidado importante é o de fortalecer a barreira da pele, ou seja, evitar o contato com agentes que podem desencadear uma crise de eczema atópico.

Os medicamentos anti-histamínicos geralmente são úteis, mas devem ser prescritos por seu médico. Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

A dermatite se manifesta principalmente por meio de pequenas bolhas na região afetada, vermelhidão, descamação, inchaço, coceira, e até mesmo rachaduras e afinamento da pele, em casos um pouco mais graves.