Porque a dermatite coça muito?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A pele seca facilita a penetração de alérgenos, o que leva a um aumento da inflamação e da coceira”, explica a dermatologista Ana Mósca, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção.

Pode demorar duas a quatro semanas para a reação que aconteceu na sua pele passar. Nos casos leves a moderados, medidas como o uso de cremes contendo corticosteroides ou a aplicação de compressas úmidas pode ajudar a aliviar a vermelhidão e coceira.

As pessoas devem evitar ou se proteger de substâncias que causam a dermatite. O tratamento inclui a remoção da substância que está causando a dermatite, tomar medidas para aliviar a coceira, aplicar corticosteroides na pele e, às vezes, aplicar curativos.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Dermatite esfoliativa
É um dos tipos de dermatite mais agressivos, atingindo grandes áreas do corpo e provocando febre, calafrios, inchaço, descamação e o aparecimento de manchas avermelhadas no peito, nos braços e nas pernas, principalmente.

Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

Uso de produtos irritantes: perfumes, maquiagens, tintas e afins podem agudizar a dermatite atópica, por agirem como fatores irritantes primários à pele.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave na pele que provoca descamação, manchas vermelhas e brilhantes no peito, braços, pés ou pernas, perda de pelos nas regiões afetadas, unhas quebradiças e febre acima de 38ºC.

Sabe-se, também, que alguns fatores de risco funcionam como gatilho das crises. Entre eles destacam-se: substâncias irritantes (poeira domiciliar, conservantes, produtos de limpeza e usados na lavagem das roupas), tecidos de lã e sintéticos, frio intenso, ambientes secos, calor e transpiração, estresse emocional.

As pomadas ou loções com anti-histamínicos ou com corticoides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia, sendo a hidrocortisona a mais indicada para o rosto.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

Nas formas graves da dermatite perioral ou quando não responde aos cremes tópicos, deve-se fazer um tratamento sistêmico com antibiótico oral. As drogas de escolha são doxiciclina (ou tetraciclina) e minociclina.

Os principais sintomas das dermatites são vermelhidão na pele, coceiras, pequenas bolhas, descamação, ardência e queimação.

Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho.

Devem ser lavadas com sabão neutro, evitando sabão em pó e amaciantes. É muito importante enxaguar bem as roupas para que o sabão, amaciante e detergentes não ressequem a pele.

Evite banhos quentes
Para aliviar os sintomas da dermatite atópica, o ideal é regular a temperatura da água entre morna e fria e limitar o banho a no máximo 10 minutos. Além disso, dispense a bucha e use sabonete neutro. Se for tomar mais de um banho por dia, não use sabonete.