Porque a derivada de uma constante é zero?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A derivada de uma constante é igual a zero, pois esse número não varia em função de nenhuma variável. Se A for uma constante, f '(x) = 0.

A derivada de uma função pode ser nula quando há um ponto de inflexão ( ponto de mudança da concavidade da curva ) com tangente paralela ao eixo OX.

Derivada de uma função real
Se tal limite não existe, dizemos que não existe a derivada de f em xo. Se a função tem derivada em um ponto, dizemos que f é derivável (ou diferenciável) neste ponto.

O limite de uma constante é a própria constante.

Teorema (Pierre Fermat)
Pelo teorema, se x=c é um ponto de extremo local para f, a derivada de f se anula e passa uma reta tangente horizontal à curva y=f(x) no ponto (c, f(c)).

De uma maneira geral, a derivada é a inclinação da reta tangente que passa por uma determinada curva. Além disso, é possível utilizar a derivada em física, pois ela também é uma taxa de variação, como na velocidade.

Segundo esta definição, a derivada de uma função de uma variável é definida como um processo de limite. Considera-se a inclinação da secante, quando os dois pontos de intersecção com o gráfico de f convergem para um mesmo ponto. No limite, a inclinação da secante é igual à da tangente.

A derivada de 1 é zero, pois é uma constante. O mesmo resultado é obtido ao calcular a derivada de qualquer número.

Se uma função é derivável num ponto então essa função é contínua em . Assim a função é contínua em o que conclui a demonstração.

1. Se a função y=f(x) admite derivada em um ponto, dizemos que a função é derivável nesse ponto. 2. Se a função y=f(x) admite derivada em todos os pontos de um intervalo, dizemos que a função é derivável nesse intervalo.

A partir das derivadas é possível estabelecer os máximos e mínimos, os pontos de inflexão de uma função e outras formas de extrair e interpretar informações numéricas.

Se o valor do limite foi diferente para caminhos diferentes, o limite não existe. Logo, nosso limite não existe!

Na matemática, uma constante é um valor fixo que pode ou não ser especificado. Esta noção é utilizada em oposição à de variável, que não é fixa.

Uma constante é um elemento numérico que apresentará sempre o mesmo valor, independe do contexto em que for aplicada!

A derivada de 2x é igual a 2.

Resposta verificada por especialistas. A derivada desta função é igual a 3.

A derivada de uma função descreve a taxa de variação instantânea da função em um certo ponto. Outra interpretação comum é que a derivada nos dá a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em um ponto.