Porque a depressão faz engordar?

Perguntado por: isouza4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Pessoas depressivas têm aumento dos níveis de estresse e consequentemente do estado inflamatório do organismo, podendo levar ao ganho de peso, e consequentemente, provocar resistência à insulina, hormônio essencial para o controle das taxas de glicose no sangue.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Outros remédios que podem ajudar na perda de peso
Antidepressivos: Sertralina e Fluoxetina (leia: Antidepressivos: escitalopram, fluoxetina, sertralina). Antiepiléticos: Zonisamida. Antidiabéticos: Metformina, Pranlintida, Exenatida.

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer. Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.

A atividade física, em particular, pode ter um efeito duplo de melhorar a saúde mental e minimizar o ganho de peso que poderia ocorrer de outra forma. Estratégias cognitivas e comportamentais sob a orientação de uma psicóloga podem ser úteis para evitar ceder a qualquer aumento do desejo por doces e carboidratos.

Bupropiona e Naltrexona no emagrecimento
Agora sim, essa combinação causa uma perda de peso significativa e pode ser usada no tratamento da obesidade. No estudo realizado por Greenway et al., após 56 semanas de estudo, com 16mg de naltrexona + 360mg de bupropiona, a perda de peso foi de -4,9kg.

FOCEP Brasil - Novo antidepressivo é mais barato, não engorda e nem diminui libido.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Fase grave – São muito mais sintomas do que nas fases anteriores, assim como a intensidade deles. A pessoa que se encontra nesta fase, necessita muitas vezes de uma acompanhamento mais de perto, assim como um tratamento combinado entre psiquiatria e psicologia.

A raiz da depressão pode estar no trabalho, na genética, na família… A Depressão pode ocorrer devido à interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Qualquer situação estressora pode desencadear um episódio depressivo em pessoa vulnerável.

A fluoxetina auxilia no controle dos transtornos, diminuindo a fome e o peso corporal.

Além dessa anfetamina, a cantora fazia uso de cerca de 17 substâncias, receitadas por uma nutróloga, com o objetivo de perder peso, como Orlistate, Morosil, Slendesta, entre outras.

A Sertralina pode ser usada para o controle de sintomas de ansiedade. Portanto, ajuda no controle do impulso alimentar, de comer cada vez mais. Isso faz com que a pessoa coma menos e, por consequência, emagreça. Entretanto, o emagrecimento não é tão significativo, variando, no geral, de 0,5 a 1,0 Kg.

Insulina é um dos hormônios para o emagrecimento
Fabricado no pâncreas, esse hormônio tem a função de controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Hormônios da tireóide, grelina, leptina, cortisol e hormônios sexuais atuam na manutenção do peso. Engordar e emagrecer são processos do organismo que não dependem exclusivamente da alimentação. Os hormônios também têm papel importante.

O GH é um hormônio, conhecido também pelo nome de somatotrofina ou ST. Muitas pesquisas giram em torno do GH, a fim de comprovar sua eficácia como anabolizante para secar. Seu uso é frequentemente associado aos bodybuilders que buscam aliados no processo de ganho de massa corporal e melhor vascularização.

Além das atividades físicas de alta intensidade, para manter a estabilidade na forma como o metabolismo queima as calorias, é preciso ter uma rotina de exercícios. Nesse sentido, a caminhada, a corrida e o ciclismo se destacam como atividades que aceleram bastante o metabolismo.