Porque a creatina sobrecarrega os rins?
Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes.
É verdade que creatina da pedra no rim?
Há anos, existe uma polêmica em torno do uso da creatina mas, apesar de alguns relatos de casos na literatura, os estudos científicos não têm evidências suficientes para sustentar a ideia de que a suplementação de creatina apresente risco de lesão renal para o indivíduo saudável.
Quem já teve problema nos rins pode tomar creatina?
Hoje, a ressalva é para quem já possui algum problema renal ou hepático, que deve ter cautela no consumo da substância, pois ela pode agravar o quadro. Pelo fato da Creatina estar presente em vários órgãos, a sobrecarga da substância não é benéfica para quem já possui histórico com algum desses problemas.
Quais suplementos prejudicam os rins?
Cálculos renais: normalmente causados pelo uso excessivo de suplementos hidrossolúveis, como os minerais, especialmente o cálcio, fosfato e vitamina D. Intoxicações: muitas pessoas tomam exageradamente suplementos vitamínicos acreditando que o excesso será totalmente eliminado pelo organismo.
Quem não pode tomar creatina?
Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.
O que posso usar para substituir a creatina?
Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.
É seguro tomar creatina?
Sim totalmente, existem diversos estudos científicos comprovando a eficacia desse suplemento e desde que não se exceda na dosagem é sim seguro. Não há necessidade de se fazer saturação, todas as doses atingem o mesmo resultado, o que pode diferenciar é o tempo de saturação no músculo.
O que acontece se eu tomar creatina e não malhar?
A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.
Quais os cuidados com a creatina?
O suplemento de creatina também não é orientado para crianças e adolescentes. Diabéticos também precisam tomar cuidado com o consumo de suplementos de creatina, já que estudos apontam que este grupo tem maior risco de problemas renais e a creatina poderia sobrecarregar este órgão.
Qual creatina é boa?
A Creatine Turbo, da Black Skull, é a melhor creatina nacional do mercado. Sua embalagem de 300 g serve 50 porções de 6 g, conforme é recomendada para consumo. Além disso, sua fórmula contém creatina monohidratada e maltodextrina, que ajuda a diminuir a fadiga e evita a perda de massa muscular.
Porque a creatina vira pedra?
ATENÇÃO: A Creatina possuí característica higroscópica que é a capacidade de absorver água/umidade, desta forma o produto pode empedrar/empelotar, onde este fato não altera a qualidade ou resultado do produto. O consumidor poderá observar o produto empedrado ao receber ou ao longo do tempo de uso.
Quem toma creatina tem que beber muita água?
– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.
O que acontece se tomar creatina é não beber água?
O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.
Quantos quilos a pessoa ganha com creatina?
Quantos quilos a pessoa ganha com creatina? É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.