Porque a cólica menstrual dói tanto?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

O tipo mais comum de dor menstrual é a dismenorreia primária, outro nome para cólica menstrual. Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.

Agora, saiba como aliviar esse problema com 5 dicas!

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

O uso de bolsa de água quente ajuda a tratar a cólica menstrual e suas dores. O calor causa vasodilatação e ativa o fluxo sanguíneo inibindo os efeitos das prostaglandinas e ativando endorfinas que amenizam as dores.

Analgésicos. Indicado para aliviar a dor de forma geral, os analgésicos são eficazes para combater as cólicas. Entre os mais comuns estão o paracetamol e a dipirona que inibem a contração uterina e promovem alívio do desconforto.

Na mulher, uma pancada na vulva dói menos porque suas glândulas – os ovários – são internas, ficam na barriga. “Apesar disso, traumatismos na vulva podem ser graves , como qualquer outro ferimento”, diz o ginecologista.

Em entrevista ao portal australiano Mamamia, a ginecologista Dasha Fielder disse: "Quanto piores são as cólicas menstruais, pior é o trabalho de parto".

As cólicas possuem intensidades variadas e em alguns casos elas atrapalham a rotina da mulher, dificultando atividades do dia a dia como trabalhar e praticar atividades físicas. Caso a cólica seja muito intensa ou muito recorrente, a mulher deve procurar auxílio, pois deixa de ser um sintoma comum.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

13. Melhores posições para aliviar a cólica

  • Deitar-se de lado com as pernas dobradas, em posição fetal;
  • Deitar-se de barriga para cima, abraçando as pernas dobradas e mantendo os joelhos perto do peito;
  • Outra opção é ajoelhar-se no chão, sentando sobre os calcanhares.

O que não pode comer menstruada?

  1. Sal em excesso. Muito presente em ultra processados e fast food em geral. ...
  2. Álcool. Beber álcool pode levar a flutuações hormonais, desregulando o ciclo. ...
  3. Açúcar refinado. Quem nunca quis um docinho na hora que bate aquele mau-humor? ...
  4. Café ...
  5. Comidas picantes. ...
  6. Carboidratos. ...
  7. Carne vermelha.

Posição do colo do útero durante a menstruação
Seu colo do útero ficará baixo quando a menstruação começar e se abrirá levemente para permitir que o sangue menstrual flua. Ele parecerá firme ao toque nesta fase e continuará duro e baixo após o término da menstruação.

Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.

Para que serve? A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Quais os principais tipos de cólica? A cólica é um sintoma doloroso que atinge a região pélvica; ou seja, a parte de baixo da barriga das mulheres. Essa dor, que pode se espalhar para outras partes do corpo – como costas e coxas –, geralmente é classificada em três tipos: aguda, cíclica e crônica.

A cólica menstrual é resultado das movimentações que o útero faz para se livrar do endométrio, um tecido que reveste o útero e que aumenta de tamanho durante o ciclo menstrual. A menstruação é o resultado dessa descamação do útero.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.