Porque a cólica em bebê piora à noite?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

A cólica em recém-nascido é comum até o terceiro mês, pois o seu sistema digestivo ainda está em desenvolvimento. As crises normalmente acontecem no fim do dia ou durante a noite e, além do choro, acabam atrapalhando o sono. Assim, o pequenino não consegue descansar e pode ficar ainda mais irritado.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Se o seu bebê sofre com cólicas ou refluxo, procure outras soluções que não influenciem na posição adequada de sono. Independente de qualquer coisa, acredite: colocar o bebê para dormir de barriga para cima é posição mais segura.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Qual os melhores remédios para aliviar a cólica do bebê?

  1. Colic calm. O remédio mais conhecido, e possivelmente o mais usado para tratamento de cólicas em bebês, já que é considerado bastante seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. ...
  2. Simeticona ou Dimeticona. ...
  3. Funchicórea. ...
  4. Endorus. ...
  5. Lactobacillus reuteri.

A quantidade de horas dormidas se iguala aos dos outros bebês quando as cólicas melhoram, porém sabe-se que os despertares noturnos são mais frequentes nesse grupo, com necessidade de intervenção dos pais para ajudá-los a pegar no sono novamente.

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce
O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde. A erva doce é aromática de sabor agradável.

"A hora da bruxa é basicamente uma altura do dia muito difícil para os bebés mais pequenos. Corresponde à hora das cólicas, começa geralmente pelas 19, 20 horas, embora possa começar um pouco mais cedo ou mais tarde conforme os bebés, e pode estender-se por um período de uma a duas horas.

Ingestão de ar durante as amamentações, gases, refluxo, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe) e doenças inflamatórias intestinais são alguns exemplos de o que pode causar a cólica.

Qual a diferença entre gases e cólica? Chamamos de cólicas uma dor aguda na barriga acompanhada de espasmos e desconfortos para o bebê, e tem duração maior que os gases. Eles acontecem naturalmente nas primeiras semanas de vida e é uma dor, seguida pela liberação deles e então o alívio, assim como é nos adultos.

É natural sentir-se ansiosa a respeito do desenvolvimento de seu recém-nascido e preocupar-se a respeito da diferença entre o choro da cólica e o choro normal. Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele: Encolhe e estica as pernas. Arqueia as costas.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

A crise de cólica do bebê dura em média 3 horas em pelo menos 3 dias por semana, por 3 semanas ou mais. O surgimento da cólica costuma ser em torno de duas a três semanas após o parto. Já no caso dos bebês prematuros, contamos como duas a três semanas depois do dia previsto para o nascimento.

Cólica no bebê: conheça 5 dicas para aliviar a dor

  1. O que causa a cólica no bebê? Normalmente, as dores abdominais acontecem por imaturidade do sistema digestivo do recém-nascido. ...
  2. Acerte a posição da mamada. ...
  3. Faça massagens na barriguinha. ...
  4. Faça exercícios no bebê ...
  5. Deite-o sobre seu antebraço. ...
  6. Faça uma compressa quente.

E o que não se deve fazer? As dicas do que fazer são importantes, mas as recomendações do que não se deve fazer em um bebê com cólica também costumam ajudar. Veja algumas delas: Amamentar – Evite amamentar – ou dar a mamadeira – caso não seja realmente o momento para tal.

Quais alimentos causam cólicas no bebê?

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Crianças-lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

Os gases no período da madrugada no bebê podem estar relacionados tanto à gases no estômago, devido à ingestão de ar pela boca seja enquanto está chorando ou enquanto mama ou quanto à gases no instestino, possivelmente devido à um excesso de alimentação ou até mesmo uma constipação do bebê.