Porque a cólica dói tanto?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

O tipo mais comum de dor menstrual é a dismenorreia primária, outro nome para cólica menstrual. Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.

A verdade é que a dor é relativa e depende, sempre, de como está a sua condição física, seu humor e, claro, suas experiências anteriores relacionadas ao sofrimento. É possível, portanto, que uma mulher em trabalho de parto sinta mais dor do que um homem que levou um chute no saco.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Melhores posições para aliviar a cólica
Para dormir, a melhor posição consiste em ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos dobrados.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos. Mas a verdade é que o atraso da dor só leva a mais sofrimento pelo paciente.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?

Cólica biliar
As crises de cólica são em dor intensa por até 5 horas na região superior do abdômen, acompanhadas de febre e vômitos. Quando recorrentes, o melhor tratamento é a retirada da vesícula biliar.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor.

Essa “coceira” na região do saco ocorre porque é um local do corpo humano extremamente vascularizado e inervado , onde existem muitas terminações nervosas que têm a função de controlar a retração e o relaxamento/dilatação do saco escrotal.

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente. As cólicas podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou severas (2).

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Tome muita água
Beber água ajuda o organismo a se hidratar, o que evita o inchaço e as dores durante a menstruação. A água quente ou morna pode ser ainda melhor para aliviar as cólicas, pois, como vimos, o calor ajuda a aumentar o fluxo de sangue no abdômen e relaxar os músculos do útero.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Segundo o médico, a crença de que beber água com açúcar diminui o fluxo menstrual é mito.