Porque a Coelce virou Enel?

Perguntado por: vcruz8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

As distribuidoras Ampla (RJ) e Coelce (CE) passam a se chamar Enel Distribuição Rio e Enel Distribuição Ceará. A mudança vem em função de um novo posicionamento estratégico global que já vem sendo adotado pela empresa há dois anos.

Enel Brasil

A empresa é controlada pela Enel Brasil, que possui 74,05% do capital total, além de 97,91% do capital votante da Coelce.

No Ceará, há mais de 20 anos, foi privatizada a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Por 29 votos a 14, o governo Tasso Jereissati (PSDB) aprovou a possibilidade de venda da empresa estadual.

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) passa, a partir desta terça-feira (8), a se chamar Enel, marca corporativa da empresa de energia que atua em mais de 30 países em quatro continentes. O mesmo ocorre com a distribuidora Ampla, que opera no Rio de Janeiro.

A Enel é uma empresa com parte do controle estatal. Seu maior acionista é o Ministério de Economia e Finança da Itália.

Enel Brasil anuncia venda da empresa no Ceará para reduzir dívida e realizar novos investimentos.

A antiga Eletropaulo Metropolitana e a AES Eletropaulo agora são conhecidas como Enel Distribuição São Paulo, uma empresa de distribuição de energia elétrica que atua no Estado de São Paulo e tem sede em Barueri.

O Grupo Equatorial foi o vencedor do leilão realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 25 de junho de 2021 para a privatização da Companhia.

Rio de Janeiro, 30 nov (EFE). - A italiana Enel adquiriu nesta quarta-feira, por R$ 2,187 bilhões, o controle da distribuidora elétrica Celg, a primeira privatização desde que Michel Temer assumiu a presidência do Brasil, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Constituída sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, a Enel Brasil possui o controle majoritário em duas distribuidoras de energia (Ampla Energia e Coelce), duas empresas de geração (CDSA e CGTF), uma empresa de transmissão (CIEN) e uma empresa de prestação de serviços para o setor de energia (Prátil).

Os valores do negócio giram em torno dos R$ 8 bilhões
A CPFL confirmou novamente a intenção de comprar a distribuidora Enel Ceará (antiga Coelce) da italiana Enel e que mandatou o Santander como assessor financeiro, segundo notícia publicada pelo jornal "Valor Econômico".

4 de junho de 2018

A companhia foi adquirida pela Enel Brasil em 4 de junho de 2018.

O programa Luz para Todos é uma política pública federal coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizada com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras e de suas empresas.

A Enel, que originalmente significava Entidade Nacional de Eletricidade (Ente nazionale per l'energia elettrica), a princípio foi estabelecida como uma entidade pública no final de 1962, e depois transformada em uma sociedade anônima em 1992.

A ELETROPAULO estatal era uma OTIMA empresa, os funcionários vestiam a camisa e não havia crise financeira ou operacional, foi vendida para atender a ideologia privatista então na moda. As quedas de energia se multiplicaram muito após a privatização, mas esse não é o maior problema.

A Enel Distribuição São Paulo, anteriormente Eletropaulo Metropolitana e AES Eletropaulo, é uma empresa concessionária de distribuição de energia elétrica com atuação no estado do São Paulo, e com sede em Barueri.

A compra da Eletropaulo ocorreu em junho deste ano, após uma disputa acirrada entre Enel e a espanhola Iberdrola.

Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 2013 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu, hoje, anuência para a transferência de controle do Grupo Rede para a Energisa.