Porque a Coca vicia?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

“A Coca-Cola é, sim, capaz de causar dependência química e psicológica. A cafeína atinge o sistema nervoso, deixando a pessoa mais agitada, enquanto o açúcar desencadeia um efeito energético.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

Coca-Cola sabor original contém água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural. Cada 200ml contém 85kcal e 10mg de sódio.

Vale esclarecer que, na verdade, o refrigerante zero tem quantidade de sódio ainda maior que o convencional. Ou seja, apesar de algumas pessoas acreditarem que os refrigerantes zero têm o objetivo de serem mais saudáveis, eles continuam sendo ruins para a nossa saúde.

Os estimulantes podem facilitar a ocorrência dos ataques de pânico e outros sintomas de ansiedade e insônia, portanto, devemos evitar o excesso de bebidas estimulantes como café, chá mate, chá braco, chá preto, chá verde, refrigerantes de cola, guaraná e tomar um cuidado especial com bebidas energéticas.

Pode ser encontrada no organismo até 3 dias pelo exame de urina, 3 dias pelo cabelo e menos de cinco horas pelo exame de sangue.

Vício comprovado
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ioannina, na Grécia, analisou pacientes que ingeriam de dois a nove litros de Coca-Cola por dia, e os resultados sugeriram que o consumo excessivo da bebida pode levar a um quadro de baixa concentração de potássio no sangue, chamado hipocalemia.

cocaína

Em 1886, a Coca-Cola tinha uma fórmula baseada na coca, planta da qual a cocaína é extraída, e a noz de cola, que tem a cafeína como ingrediente ativo. Segundo matéria da Folha de S. Paulo, para ingerir um grama de cocaína ao tomar a bebida, talvez fosse preciso tomar dezenas de garrafas.

Mas a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca. Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.

Quando a cafeína está presente em grande quantidade, ocorre um aumento na diferenciação de osteoclastos, e com isso um aumento significativo na reabsorção óssea. Como consequência, temos uma redução da massa óssea e o aumento do risco de fraturas”, detalha.

Mas porque algumas pessoas sentem que a digestão fica melhor com a Coca-Cola? Bem, a presença de ácido fosfórico na dosagem de 0,06gr a 0,09gr a cada 100ml da bebida deixa o refrigerante com pH igual a 3,0, bem próximo do pH esperado para o funcionamento fisiológico do estômago, que é 2,5.

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Mas se a vontade de beber uma Coca-Cola for incontrolável, a Coca Zero é a melhor opção, porque é um pouco menos prejudicial. E isso comparando-a com a Coca normal e a Coca Light.

Embora a opção por um refrigerante diet possa ajudá-lo a reduzir as calorias, há muitas opções mais saudáveis, incluindo:

  • Água com gás com infusão. ...
  • Chá verde com gás. ...
  • Kombucha. ...
  • Água com hortelã e pepino. ...
  • Chás de ervas ou de frutas. ...
  • Água de coco.