Porque a cobra é o símbolo da farmácia?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à Antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) e a cura (taça).

A cor amarela simboliza saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude e natureza. Estimula equilíbrio e cura.

bastão de Asclépio

O símbolo da medicina consiste em um bastão com uma serpente em volta, em espiral, conhecido como bastão de Asclépio. Asclépio é considerado o deus da medicina desde a antiguidade e seu culto teve início na Grécia, de onde se espalhou por toda a Europa.

Segundo o COFEN, o uso deste título tem por fundamento a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente.

Galeno

Galeno (129-200): Viveu em Roma, é considerado o “Pai da Farmácia” e precursor da alopatia. Desenvolveu misturas de ervas que combatiam as doenças por meio de substâncias ou compostos que se opunham diretamente aos sinais e sintomas.

Caduceu de Hermes
Sempre, em suas estátuas e ilustrações, é representado segurando um bastão de ouro com duas cobras enroladas. Chamado de caduceu de Hermes, esse item representa o equilíbrio cósmico entre duas forças opostas, justamente porque as serpentes enroladas formam o símbolo do infinito.

A serpente, assim como em outros cursos da área da saúde, representa a cura e o renascimento. Uma lenda relaciona as serpentes à sabedoria, à capacidade de se regenerar (a troca de pele) e à capacidade de curar (através de seu veneno).

A serpente representa a cicatrização ou o renascimento. Para diferenciar o símbolo da odontologia do símbolo da medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Esculápio. O círculo representa a medicina restrita à cavidade oral.

Topázio Imperial

No Brasil, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 471 de 28 de fevereiro de 2008, estabelece o Topázio Imperial Amarelo como a pedra oficial da profissão.

Prometo, no exercício da profissão de farmacêutico, ser sempre fiel e ético aos deveres da honra, da ciência e da caridade, e nunca servir da minha profissão para corromper os costumes.

As drogarias são estabelecimentos de dispensação* e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, já as farmácias são estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficiais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, ...

Grande conhecido dos estudantes e profissionais da área, o símbolo da Enfermagem é composto por uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente.

Uma forma de saber quanto ganha um médico no Brasil é considerando o piso salarial médico determinado pela Fenam, o qual, para 2022, foi fixado em R$ 17.742,78 para 20 horas semanais. O valor estabelecido pela entidade por cada consulta foi de R$ 217,89.

O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.

II – Entende-se por título de doutor aquele que é concedido ao farmacêutico egresso de curso de pós-graduação Stricto sensu – Doutorado -, realizado em curso reconhecido pela CAPES/MEC.

Resumindo todo esse arcabouço regulatório supracitado, qualquer farmacêutico que exerça alguma atividade profissional farmacêutica no Brasil deverá estar inscrito no CRF da respectiva jurisdição.