Porque a clavícula dói?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O incômodo nesse osso longo e fino pode ser causado por uma série de fatores, que estão ou não relacionados a traumas. Além do osso em si – que pode sofrer fratura, infecção e luxação, a dor na clavícula pode ser resultado de lesões em ligamentos e cartilagens.

A clavícula é um osso em formato de “S”, que fica localizado na parte superior do tórax e é responsável por fazer a ligação entre o tronco, ficando conectada a um osso chamado esterno, e os braços, conectando-se também ao ombro.

Quais são os sintomas de luxação acromioclavicular? Após o trauma na região do ombro, o paciente pode sentir dor e inchaço na região da articulação acromioclavicular, ou seja, na região lateral da clavícula. Também pode ser percebida uma dificuldade de movimentação, por exemplo quando o paciente tenta elevar o ombro.

Coloque uma de suas mãos no centro do peito, com o polegar e o indicador tocando as clavículas esquerda e direita, apoiando a palma da mão. Coloque a outra mão sobre a primeira para suporte. Pressione as mãos suavemente contra o peito -- mantendo a pressão, comece a puxar as mãos para baixo até sentir tensão.

Um especialista em ortopedia, que é quem trata dos distúrbios da clavícula.

Quais são os sintomas da artrose acromioclavicular?

  • Dor na articulação ou no ombro ao fazer movimentos com o braço, principalmente movimentos de rotação ou ao levar o braço na direção do tórax;
  • Dor em repouso;
  • Sensibilidade ao toque na articulação;
  • Dificuldade na realização de atividades do dia a dia.

Procure um especialista, pois essa clavícula "saltada", pode ser uma luxação acromioclavicular antiga, e existem tratamento. Caso não seja uma alteração patológica, é possível, tentar alguma solução que possa resolver o seu problema, mas pra isso é necessário uma avaliação adequada e diagnostico preciso.

Com a luxação acromioclavicular ocorre a perda do contato normal entre as superfícies articulares destes dois ossos, que formam a articulação acromioclavicular. Dor na região do ombro e inchaço na região da clavícula após trauma podem ser sinais de lesão na clavícula.

Normalmente, o tratamento para a clavícula quebrada é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, objetivando permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso. Essa imobilização deverá ser mantida, no caso de pacientes adultos, por cerca de 4 a 5 semanas.

Desloquei a clavícula o que posso fazer pra colocar no lugar? O TRATAMENTO SEJA ELE CIRÚRGICO OU NÃO CIRÚRGICO( REDUÇÃO, USO DE TIPOIA, FISIOTERAPIA E OUTROS) VAI DEPENDER DE UMA CONSULTA CLINICA COM A AVALIAÇÃO E EXAME ESPECIFICA. FAZER MANOBRAS SEM CONHECIMENTO E TREINAMENTO ADEQUADO PODE PIORAR O QUADRO ATUAL.

Técnica de Stimson: o paciente se deita de bruços sobre uma cama, com o braço do ombro luxado pendurado na lateral. O profissional prende pesos ao pulso da pessoa e depois de cerca de 30 minutos, os músculos do ombro geralmente relaxam o suficiente para que o ombro seja recolocado no lugar.

Pode ser desde uma inflamação de estruturas do ombro (articulação acrômio-clavicular, tendões, bursa...), pode ser irradiação de processo inflamatório na coluna cervical e pode também se tratar de situações menos comuns, como a síndrome do desfiladeiro torácico entre outros.

Levando em conta que no início do tratamento o paciente ainda apresenta dor e edema no local da fratura, o fisioterapeuta pode utilizar técnicas como gelo, infravermelho, laser, ultrassom e estimulação elétrica nervosa transcutânea para auxiliar no alívio dos sintomas e estimular, aos poucos, o local da lesão.

Quando quebra a clavícula quanto tempo de recuperação? A fratura da clavícula pode demora em torno de 2 a 4 meses para consolidar completamente. Os pacientes devem usar uma tipoia por 30 a 40 dias.

As principais indicações para tratamento cirúrgico da fratura na clavícula na fase aguda são: desvio ou encurtamento maior do que 1,5 a 2,0 cm entre os fragmentos ósseos; fraturas expostas ou com risco de exposição; lesão nervosa ou vascular; ombro flutuante e em politraumatizados.

A Clavícula articula-se com dois ossos: Escápula e Esterno.