Porque a cidade de Jericó foi amaldiçoada?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Por que a cidade de Jericó foi destruída? Uma dúvida muito comum é sobre o porquê a cidade de Jericó foi destruída. A história conta que, depois de derrubarem ao altos e largos muros, o povo de Israel avançou pelo território, matando homens, mulheres, crianças e até animais.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.

Citada tanto no Velho quanto no Novo Testamento, a cidade foi destruída e abandonada várias vezes e estudos recentes mostram que ela pode ter mais de 10 000 anos. O sítio arqueológico onde ficava a antiga Jericó está a meio quilômetro da moderna e tem apenas poucas ruínas desabitadas.

Rei Marek (Igor Rickli) é o soberano de Jericó. Um rei desprezível e vaidoso, na novela 'A Terra Prometida' - Purepeople.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Significado de Jericó
Jericó é o nome de uma cidade bíblica localizada na Palestina, próximo ao rio Jordão. Essa palavra tem origem árabe e é derivada da palavra “Cananneia Reah” que significa “perfumado”. Jericó também é conhecida como a “cidade das palmeiras”.

Fundação3800 a.C.
Extinção500 a.C.

A primeira cidade conquistada pelo povo de Deus, narrado em Josué 6, a tomada de Jericó. 2- Segunda Jericó – a Herodiana (construída por Herodes o Grande, e passando a ser administrada a pedido do Imperador Romano. O palácio de inverno da Rainha Cleópatra, do Egito estava nesse local).

Segundo a Bíblia, as muralhas de Jericó desabaram após serem tocadas diversas trombetas durante sete dias.

Os muros de Jericó foram construídos em defesa ou proteção contra inundações, aproximadamente em 800 a.C. Como as águas do rio Jordão atraíam animais, lá era um bom lugar para se habitar, por isso a necessidade de buscar segurança. As paredes mediam cerca de 10m de altura por 4m de largura.

A queda das muralhas de Jericó
No sétimo dia a cidade foi rodeada sete vezes (Josué 6:14-15). Ao fim da sétima volta, sete sacerdotes tocaram as suas trombetas, logo após ao toque os israelitas bradaram em alta voz e as muralhas caíram (Josué 6:20).

Árvore de Zaqueu
Segundo relatos dos Novo Testamento, Jesus estava visitando a cidade quando um rico cobrador de impostos subiu numa figueira para vê-lo passar, pois havia uma multidão o acompanhando. Ao avistá-lo, Jesus o chamou e disse que iria ficar em sua casa.

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz.

É considerada, tradicionalmente, como a cidade mais antiga da Terra. Acredita-se que o homem ali se instalou entre os milênios 10 e 7 a.c. O homem descia, diz a parábola. Figurativamente, equivale a dizer que, na sua intimidade, abandonou a condição de ligação íntima com Deus na busca de interesses puramente materiais.

Josué mata Marek com espada e Kalesi é mordida por uma de suas cobras.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

A Bíblia nos mostra que Josué era uma homem de fé, que acreditava em cada palavra liberada da boca de Deus. Por isso, foi capaz de conduzir o povo na conquista da cidade de Jericó, pois Josué tinha uma fé que derruba muralhas.

«. -- Josué 6:20-21" Segundo o Primeiro Livro dos Reis Jericó, séculos depois, um homem chamado Hiel de Betel reconstruiu Jericó e assim como Josué havia predito, ele perdeu seus filhos como resultado.

Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e desse: "Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa". Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: "Ele foi hospedar-se na casa de um pecador"!

Josué - Josué envia dois espias a Jericó De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali.