Porque a cicatriz da cesárea Coca depois de anos?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor.

Causas da Inflamação dos Pontos da Cesárea
Proliferação de bactérias no local: normalmente, um ou outro ponto pode inflamar porque não está sendo bem cuidado, por exemplo, ficando úmido. Com isso, a inflamação aparece isoladamente ou mesmo em todo corte da cirurgia.

A causa de uma dor é muito individual e particular de cada um, as alterações decorrentes das cicatrizes (seja por cirurgia estética, renal, retirada da vesícula biliar, cirurgia estomacais, ginecológicas entre outras) se manifestam e repercutem em qualquer parte do corpo.

O que é a endometriose na cicatriz da cesárea
A endometriose que afeta a parede abdominal ocorre frequentemente após a cesárea, pois nesse procedimento pode haver inoculação das células do endométrio. Por isso, a realização de cesárea é um fator de risco para o desenvolvimento de endometriose na cicatriz cirúrgica.

O processo de inflamação ajuda na cicatrização e reparação do tecido danificado. 1 Assim, quando tem uma erupção cutânea ou sente comichão significa que está a ocorrer o processo de reparação da pele e restauração da sua barreira natural para o meio ambiente, protegendo-a de danos.

É preciso hidratar a pele com cremes hidratantes. Isso diminui o prurido provocado pela cicatrização dos tecidos. Se a coceira for muito intensa, pode-se prescrever anti-histamínicos ou mesmo um corticoide de baixa potência.

As cicatrizes hipertróficas são causadas em resposta a lesões na pele, podendo ser de origem traumática ou cirúrgica, aparecendo quando há tensão na região da cicatriz, demora para o fechamento da lesão e infecção na ferida. Elas são causa da superprodução de colágeno.

Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira.

O granuloma é um tecido de granulação hipertrófico reativo, caracterizado por lesão protrusa, vermelha e úmida. Pode ser causado por resposta imunológica ao material de sutura retido na junção mucocutânea.

Após uma cesariana, as mães têm maior probabilidade da formação de aderências pélvicas, ou seja, faixa de tecido que une dois tecidos do corpo, como se fosse uma cicatriz anormal. “Uma vez formadas, as aderências ficam mais rígidas com o passar do tempo, podendo se expandir.

Cicatriz após cesariana
O local da cicatriz é acima da sínfise púbica (a púbis). A extensão (tamanho) é de aproximadamente 10 cm de comprimento.

A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Contudo, quanto maior a lesão, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

E a pressão atmosférica tende a cair antes da chegada de um clima ruim, o que permite maior expansão da articulação que está sensível devido à processos inflamatórios, cicatrizes ou aderência. Tudo isso é microscópico, mas para quem tem sensibilidade parece ser perceptível.

Nessa fase, existe um grande número de células que migraram para o local da lesão com o único intuito de cicatrizar a ferida, e com a formação do tecido de granulação, ela pode ter um aspecto de cicatriz dura por dentro.

Os principais sintomas
No caso da endometriose de cesárea, outros sintomas mais específicos podem ser observados: Dor perto da cicatriz (especialmente no período menstrual); Nódulo ou caroço palpável na cicatriz; Desconforto na cicatriz ao urinar.

Principais sintomas da hérnia incisional
A característica determinante é o surgimento de um caroço na cicatriz de uma cirurgia. A depender do tamanho, ela pode apresentar dor ou não e, geralmente, estará relacionada a esforço físico.

A dor na barriga logo após a cesárea, é leve na maioria das vezes2, algumas vezes pode-se sentir pontadas e perceber a área dolorida como se fosse a dor de uma batida onde o local fica arroxeado.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.