Porque a cicatriz arde?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Geralmente depois de um procedimento cirúrgico a pele fica mais sensível. Cicatriz vai se formando lentamente e causa uma ardência ou prurido no local. O mais importante é avaliar se não esta com características de inflamação, como vermelhidão, secreção pelos pontos e edema no local.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

A causa de uma dor é muito individual e particular de cada um, as alterações decorrentes das cicatrizes (seja por cirurgia estética, renal, retirada da vesícula biliar, cirurgia estomacais, ginecológicas entre outras) se manifestam e repercutem em qualquer parte do corpo.

Depende da técnica utilizada. Normalmente em torno de 1 mês para cicatrização, podendo variar. Porém a dor e desconforto tendem a diminuir antes disso. Se foi pela técnica clássica, aberta, geralmente leva de 6 a 8 semanas.

Porém, caso a ardência esteja associada a vermelhidão, calor, febre, dor intensa, saída de secreção pela ferida operatória ou presença de pus, você deve procurar o médico que a operou para avaliação.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

O que acontece se não retirar os pontos
Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Pode levar até 1 ano para o corpo concluir uma cicatrização, desde o momento da ferida até a sua fase de total maturação. O tempo para cicatrizar uma ferida aberta leva em consideração a profundidade do corte, a quantidade de camadas que sofreram lesão e o próprio tempo biológico de cada paciente.

Tratamento estético. As clínicas de fisioterapia estética possuem diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia.

Sim, é normal sentir fisgadas, coceiras ou pontadas leves na cicatriz. Leva alguns meses para finalizar totalmente a cicatrização, desde que não saia secreção no local. Ainda assim pode ficar uma sensação diferente na incisão para sempre.

Os riscos de você pegar peso ou fazer alguma atividade física de moderada a acentuada , no pós-operatório é que haja um comprometimento da ferida cirurgica interna ou da cicatriz podendo provocar desde a formação de herniação de cicatriz, até de aumentar o processo inflamatório interno na cirurgia o que pode causar ...