Porque a Cesária dói tanto?

Perguntado por: ereis9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

A cesariana é um procedimento cirúrgico em que são incisadas (cortadas) diversas camadas para chegar finalmente dentro do útero (é lá que está a bolsa amniótica e o bebê). Ou seja, depois temos que suturar (fechar com pontos) todas as camadas e isso pode gerar dor!

A cesariana é uma cirurgia que corta várias camadas da barriga e o útero para extrair o bebê do corpo da mãe. A tomada de comprimidos analgésicos é uma forma conveniente e fácil de aliviar a dor que surge após a cesariana.

Dor de cabeça, fisgadas nas costas e incômodo ao manter relações sexuais são alguns destes desconfortos comuns após a cirurgia do parto.

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.

Durma em uma posição confortável
Mesmo assim, não existe uma posição recomendada para todas, e você pode se deitar conforme for mais confortável. Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Conclusão: foi possível observar que a dor após a cesárea é caracterizada como moderada. A dor promove limitação principalmente nas atividades de sentar e levantar e caminhar.

A cesariana é uma cirurgia de grande porte. É preciso levar isso em conta para entender (e esperar) que ela cause tanto desconforto quanto dor. Normalmente, contamos com esse quadro nos primeiros quarenta dias após o procedimento; em seguida, esses sintomas tendem a ficar mais amenos.

Cólicas, dor de cabeça e inchaço...
Outro sintoma frequente no pós-parto são os inchaços. “É comum principalmente nas pernas (tornozelos e pés). No caso de cesárea, o inchaço também é comum no local da incisão. Pode durar, em média, de duas a três semanas", afirmou o ginecologista.

MITO. Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

Pode ser necessária a associação de analgésicos comuns (paracetamol) ou anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs – ibuprofeno, cetorolaco). Compressas de gelo por 10-20 minutos durante 24-72h são eficazes para reduzir a dor e edema perineais pós-parto vaginal com ou sem laceração quando comparadas com placebo.

Caso a mulher não sinta nenhum incômodo, pode dirigir a partir de duas semanas. Cesárea - Não costuma ser permitido no primeiro mês, porque pode atrapalhar a cicatrização das suturas abdominais.

Ela pode ter ainda uma infecção da ferida cirúrgica ou um hematoma, que é a retenção de fluído. Uma situação que, embora não seja frequente, mas também existe, é a chamada endometriose de parede: uma doença relacionada à cesárea que costuma doer no período menstrual.

Quanto tempo demora uma cesariana
Se é uma cesariana em ausência ou em trabalho de parto. Mas, normalmente, varia entre 30 a 60 minutos.

Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação.