Porque a cerveja acalma?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Isso se deve ao fato de que o lúpulo, ingrediente presente na cerveja, é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor conhecido como GABA, uma substância responsável por um efeito sedativo no nosso cérebro e que diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo.

Ingerindo álcool
Ao chegar em nosso cérebro, o efeito que o álcool exerce é de felicidade, liberando neurotransmissores associados à satisfação e euforia – por isso o comportamento de algumas pessoas pode ser mais extrovertido.

Consumo de cerveja proporciona diversos benefícios: conheça 7 deles

  • Ajuda a prevenir complicações cardiovasculares. ...
  • Reduz os riscos de AVC e câncer. ...
  • Não causa “a barriga de chopp” ...
  • Ajuda a reidratar após a prática de exercícios. ...
  • Combate à gripe. ...
  • Evita o cálculo renal. ...
  • Reduz o estresse.

O uso esporádico de bebidas alcoólicas não está contra-indicado absolutamente, em pessoas com ansiedade. Porém, apesar do álcool ter um efeito geralmente tranquilizante, num primeiro momento, ao sair do organismo pode desencadear sintomas ansiosos.

Não é raro pessoas que recorrem a medicamentos para relaxar e diminuir o nível de estresse e ansiedade.
...

  • Suco de maracujá
  • Água de coco.
  • Chá de hortelã
  • Leite quente.
  • Chá de camomila.

1º lugar – República Tcheca, com uma média de consumo anual de 143 litros por habitante. 2º lugar – Áustria, com uma média de consumo anual de 108 litros por habitante. 3º lugar – Alemanha.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.

A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.

“Nós descobrimos que tomar um copo de cerveja ajuda as pessoas a perceberem mais rápido a felicidade nas outras pessoas e isso aumenta o envolvimento com situações emocionais positivas”, disse Matthias Liechti, professor da psicofarmacologia na Universidade de Basel e coautor do estudo.

- Estudos apontam que o álcool modifica os canais de cálcio e de glutamato, gerando sedação, sonolência, até promovendo o sono, ou seja, o tempo para (começar a) dormir acaba diminuindo. Por outro lado, as concentrações dos neurotransmissores vão se modificando até alcançarmos o sono profundo.

Outra opção da cerveja mais saudável, também da Ambev, é a Stella Artois Sem Glúten, lançada em 2020 e que acaba de ganhar distribuição nacional. Com a versão, a cervejaria atende tanto a pessoas intolerantes a esse tipo de proteína quanto quem opta por uma dieta mais leve.

Um dos principais problemas associados com o uso de álcool para lidar com problemas de saúde mental é que o consumo regular de álcool altera a química do cérebro. Ela diminui os níveis de serotonina – uma substância química que interfere, dentre outros processos, com as famosas depressão e ansiedade.

Não tome Rivotril® com álcool e/ou depressores do sistema nervoso central. Essa combinação pode aumentar os efeitos de Rivotril®, com potencial sedação grave que pode resultar em coma ou morte, depressão cardiovascular e/ou respiratória.

De acordo com o trabalho científico publicado na revista Nature, a “ressaca emocional” ocorre quando estados emocionais podem afetar nossa memória no futuro, ou seja, terá influência a longo prazo sobre coisas que recordaremos no futuro.

Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

Cervejas da Lista

  • The Cannabis Club Sud. 2.9 (12) Category: Alemanha.
  • Cannabis Red Power. 2.5 (2) Category: Alemanha.
  • Humboldt Brown Hemp Ale. 3.6 (4) Category: Estados Unidos.
  • Ave Maria Special Beer. 3.0 (1) Category: Alemanha.
Continuar lendo O que acalma a arritmia?