Porque a carne suína é a mais consumida no mundo?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Mas, por que a carne suína tem tanta popularidade? De acordo com a pesquisadora Katherine Cordás, a resposta está na versatilidade na gastronomia e praticidade para criação do animal. “É fácil criar o porco em pequenos espaços de terra, você não precisa de um espaço grande como para criar a vaca.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

carne bovina

A carne bovina foi a mais consumida pelos brasileiros, representando quase 50% do total. Além disso, houve aumento da ingestão de carne suína e de carnes processadas.

Entre as carnes animais, o frango é, sem dúvida, a preferida do mundo. É a carne mais consumida globalmente: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas de carne branca no mundo.

Alimento mais consumido no mundo, o leite se revela um verdadeiro camaleão na culinária, adaptando-se ao café e ao chocolate, expandindo sua versatilidade como ingrediente em receitas doces e salgadas. Além disso, ele serve como base para uma variedade de derivados produzidos pela indústria de laticínios.

Ela não se conforma que por lá, onde se realiza a Copa do Mundo, uma gostosura dessa seja proibida. Muita gente desconhecia, mas não só no Qatar. A carne de porco é banida da alimentação dos povos muçulmanos em geral. Igualmente os judeus se privam dessa importante fonte de proteína.

A carne de porco é um alimento cujo consumo é condenado no Islamismo, no Judaísmo e entre os adventistas do Sétimo Dia. Para os judeus, a proibição se dá por respeito à Lei de Moisés, no livro Levítico 11, que dispõe sobre que alimentos poderiam e quais não poderiam ser consumidos.

1º lugar – Carne de porco
Em relação ao consumo mundial de carne, a carne suína é responsável por pouco mais de 1/3 do total. Aproximadamente 110 milhões de toneladas de carne de porco são produzidas e consumidas por ano, em diferentes cortes.

Em relação a quantidade de minerais, a carne bovina contém mais ferro, zinco e cobre, porém a carne suína tem mais potássio, magnésio, fósforo e menos sódio que a carne de vaca. Já em relação às vitaminas, a carne de porco é mais rica em B1, B2 e vitamina E.

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

As carnes mais consumidas são a de porco (especialmente no Alentejo) e a de aves. Segundo o INE, em 2020, cada habitante consumiu 41.4 quilos de carne suína. Recentemente, tem havido um movimento, especialmente dentro de algumas universidades (como é o caso da de Coimbra) para reduzir este consumo.

Qual a carne mais saudável
Carne bovina tem uma média – 24,22% de proteína e 15,42% de gordura; Carne suína tem em média – 25,34% de proteína e 20,06% de gordura; Carne de frango tem em média – 28,5% de proteína e 10,4% de gordura.

Pesquisa confirma: carne suína está entre as preferidas do consumidor brasileiro e ultrapassa a carne bovina.

2. Porco. Uma das carnes mais populares, especialmente em países asiáticos, como a China e Vietnã. A China é a maior produtora mundial, seguida pelos Estados Unidos.

frango

O frango se tornou a carne mais consumida no Japão, com a demanda também aumentando em vários lugares no mundo, em parte porque é barata e há poucos tabus religiosos contra ela.

Em primeiro lugar, o destaque vai para o leite e seus derivados, como os queijos, consumidos em cerca de 580 milhões de toneladas por ano no mundo.

Alimentos mais consumidos pelos brasileiros

  • Café (78,1%).
  • Arroz (76,1%).
  • Feijão (60,0%).
  • Pão de sal (50,9%).
  • Óleos e gorduras (46,8%).
  • Carne bovina (38,2%).
  • Sucos (33,1%).
  • Aves (30,8%).

Hinduísmo possui princípios vegetarianos que datam de 5000 anos nas escrituras Védicas, que defendem a abstinência de carne pregada aos adeptos.

No entanto, a carne de alguns animais não pode ser consumida, como a de porco, que tem o que chamam de “quizila”, uma energia negativa, razão pela qual o seguidor é proibido de comer a carne, que é então doado a comunidades carentes (LÉO NETO, 2009, p.

Estas duas partes são descartadas pois, segundo a religião judaica, é proibido come-las pelo motivo de que o Patriarca Jacó (Israel) foi tocado pelo Anjo da Morte em seu próprio nervo, dando origem à restrição.