Porque a carne do churrasco fica dura?

Perguntado por: eviana4 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O excesso de sal pode tirar a água da peça de carne, deixando-a seca e menos suculenta, por isso é sempre melhor deixar para temperar depois, caso ache que errou no ponto de sal do alimento. Não use outros temperos na carne que vai para a grelha, como pimenta ou ervas.

Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.

Lembre-se sempre de cortar as carnes no sentido contra as fibras. Assim, o alimento fica muito mais macio. Evite furar a carne, inclusive no momento de virar. Usar um pegador ou pinça faz que a carne conserve os líquidos e, por consequência, a sua suculência.

Você sabia que o vinagre também é um ótimo aliado para amaciar diferentes tipos de carne? Assim como o limão, ele é mais ácido e consegue atuar sobre as ligações proteicas do alimento, melhorando a sua textura. A nossa dica é preparar marinadas com vinagre, azeite, ervas finas, alho e os temperos de sua preferência.

Para verificar a maciez, pressione o dedo sobre a carne. Se a depressão que se formar voltar logo ao tamanho normal, a carne não está macia; caso contrário, ela está no ponto para o churrasco. E repare na cor: a carne fresca deve ter uma cor vermelho-cereja vivo, e a gordura deve ser branca.

É possível utilizar o bicarbonato para deixar a carne macia de duas maneiras diferentes. A primeira consiste em salpicar o bicarbonato sobre a carne e deixá-la descansar por 3 horas. Para a segunda, você pode criar uma mistura de bicarbonato com água, passá-lo sobre o corte e deixar na geladeira por 2 horas.

Evite virar a carne a todo momento. Na verdade, o ideal é virá-la apenas uma vez quando o sangue começar a parte superior do corte. Nesse momento, vire a carne usando um pegador para não furá-la e perder suculência.

Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. Depois desse processo, lave a carne em água corrente e tempera-a como quiser.

Na hora de comprar a carne, antes de mais nada preste atenção nas seguintes características:

  1. Consistência firme e compacta;
  2. Cor vermelho-brilhante;
  3. A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.

Melhores cortes para churrasco

  • Picanha. Preferida entre os brasileiros, a picanha é macia e saborosa. ...
  • Costela. A costela existe tempo e cuidado durante o preparo. ...
  • Alcatra. Por ter pouca gordura, este é um corte ideal para ser assado por inteiro. ...
  • Contra filé ...
  • Fraldinha.

Use uma pinça para virar a carne em vez do garfo. Ao furá-la, seu suco escorre e as chances de ela ficar seca são maiores. Também não coloque carnes sobrepostas na panela, apenas o suficiente para cobrir seu fundo. Carnes demais na panela liberarão muito líquido e cozinharão a carne em vez de grelhá-la.

Maminha

Maminha. A maminha está entre as melhores carnes para churrasco. Ela é a parte mais macia da alcatra e tem sabor suave e suculento.

Molho de vinagre de maça ajuda a amaciar a carne.