Porque a carne de porco tem cheiro de urina?

Perguntado por: amartins4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração.

A carne de porco tem uma coloração rosada, a de boi tem uma cor avermelhada, já a de frango e a de peixe são brancas. Caso veja qualquer cor diferente dessas, não consuma. Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada.

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração.

Criar porcos traz mau cheiro, poluição ambiental, proliferação de insetos, causando incômodos de toda a natureza. 2. Os insetos, atraídos pelos chiqueiros, podem contaminar os alimentos de sua casa e de seus vizinhos, causando doenças tais como: gastroenterites, febre tifóide, cólera cistocercose, etc.

No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

Além disso, é preciso passar limão-cravo (capeta) por toda a pele da leitoa, para tirar o cheiro. Ao passar o limão-cravo, esfregar muito bem para terminar a limpeza direito.

Fique atento ao cheiro
Quando a carne está boa para o consumo, ela tem um leve cheiro de sangue. Mas, caso a peça esteja com cheiro de mofo, de azedo ou de amoníaco (o que é comum em frangos ou peixes), já pode descartar!

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

O motivo principal é evitar o odor sexual. Aproximadamente, 80% dos 120 milhões de porcos machos que se abatem na União Europeia todos os anos são castrados (EFSA, 2004). O motivo principal é evitar o odor sexual, presente na carne de alguns machos inteiros quando chegam à puberdade.

Por lei, os suínos machos produzidos para o abate no Brasil devem ser castrados, pois isto evita que a carne contenha fortes odores causados pelo androsterona e escatol presente no macho inteiro.

três dias

Gente, a carne suína fresca dura no máximo três dias na geladeira, ou seja 72 horas. Se não pretende cozinhar ela nesse prazo, então, o ideal é deixar no freezer! Congelada, ela dura até seis meses. Mas pra isso ela precisa tá bem embalada, de preferência a vácuo.

O cheiro forte e a coloração amarronzada são características normais das carnes embaladas a vácuo. Essas particularidades também são explicadas pela ausência total de oxigênio nas embalagens. O processo que justifica a alteração da cor é reação química em que a oximioglobina é transformada em desoximioglobina.

Os dejetos de suínos são ricos em nutrientes que, se transformados em composto, deixam de ser problema para serem um importante insumo para a produção agrícola.

Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.

Não é uma regra, mas a carne de porco não está associada a piora dos sintomas. Talvez o melhor a se fazer é um teste. Procure seu médico para maires orientações.

Por que o porco não gosta do mecânico? Resposta: Porque ele aperta a porca.

Nutritivamente rico, economicamente inviável
Seu teor de gordura é de 8,5%, em comparação ao de vaca, que é de 3,5%, significando que ele poderia ser mais nutritivo até para nós. O único motivo pelo qual nós não encontramos caixas de leite de porco nos supermercados é que seria inviável.