Porque a carne de porco fica com cheiro de urina?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração.

1 - Lavar a carne
No entanto, não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois essa ação pode aumentar o risco de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos — que podem causar uma doença — de um alimento contaminado, para outro alimento que não esteja).

O motivo principal é evitar o odor sexual. Aproximadamente, 80% dos 120 milhões de porcos machos que se abatem na União Europeia todos os anos são castrados (EFSA, 2004). O motivo principal é evitar o odor sexual, presente na carne de alguns machos inteiros quando chegam à puberdade.

9 A carne das porcas é consumida. Há uma preferência por aquelas que não tenham tido muitas crias, e de modo algum podem ser abatidas quando estão no cio.

A carne de porco estará pronta quando ela estiver completamente cozida mas ainda levemente rosada no seu interior. Existem duas formas de saber se ela está no ponto: cortando ou usando um termômetro culinário para carne (a temperatura deve estar entre 68º e 72º C).

três dias

Gente, a carne suína fresca dura no máximo três dias na geladeira, ou seja 72 horas. Se não pretende cozinhar ela nesse prazo, então, o ideal é deixar no freezer! Congelada, ela dura até seis meses. Mas pra isso ela precisa tá bem embalada, de preferência a vácuo.

Além de engordar, a carne de porco faz mal ao coração. Ela aumenta os níveis de colesterol mau e o risco de doenças cardíacas. A carne processada, como salsicha e bacon, é ainda mais nociva do que a carne vermelha, pois tem mais gorduras saturadas, além de perigosos aditivos alimentares.

O cheiro forte e a coloração amarronzada são características normais das carnes embaladas a vácuo. Essas particularidades também são explicadas pela ausência total de oxigênio nas embalagens. O processo que justifica a alteração da cor é reação química em que a oximioglobina é transformada em desoximioglobina.

Cada tipo de carne tem seu odor característico. Quando a carne passou do prazo de validade, ou está estragada devido ao mau condicionamento do produto, ela tende a ter um cheiro mais forte do que o normal, no caso das aves, esse cheiro pode ser mais ácido. Nessa hora, precisamos permitir que nosso olfato nos guie.

Como escolher a carne pela COR
A cor vermelha é indicativa de qualidade da carne. Por outro lado, se o corte tiver uma coloração escura e opaca, é um mau sinal. Isso indica problemas na refrigeração da gôndola ou até mesmo que a peça está há muito tempo no ponto de venda.

Pode lavar a carne com vinagre? Ainda segundo a Anvisa, não é recomendado usar vinagre para lavar a carne. Isso porque os produtos podem ter outros contaminantes que elevam o grau de disseminação bacteriana. Logo, mantenha-se com o cozimento que tudo dá certo!

Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.

Os dejetos de suínos são ricos em nutrientes que, se transformados em composto, deixam de ser problema para serem um importante insumo para a produção agrícola.

Evitar carne de porco e de gado confinado.