Porque a carambola faz mal para os rins?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente. Assim, a caramboxina pode intoxicá-lo.

Com isso, embora a carambola seja rica em diversos nutrientes e apresente baixa quantidade de açúcar, pessoas com problemas renais e/ou diabetes não devem consumí-la.

O único tratamento efetivo, até o momento, para a intoxicação por carambola é a hemodialise, que deve ser realizada com sessões diárias. Mesmo os pacientes que previamente eram saudáveis devem ser tratados com hemodiálise, caso apresentem sinais neurológicos de intoxicação pela caramboxina.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Uma explicação para essa impressão deixada na população pode ser mesmo a toxina presente na fruta, que pode ter sido um fator de seleção natural, fazendo com que espécies de pássaros em determinadas regiões evitem ao máximo a fruta.

A fruta pode ser consumida in natura, ou em derivados, como em doces, sucos e bolos. Ao ser comida crua, com ou sem casca, pode ser cortada em pedaços que, ao depender do corte, formam estrelas, ou levada direto à boca.

age no controle de infecções e processos inflamatórios: o consumo da carambola também fornece propriedades anti-inflamatórias, ideais para controlar e prevenir infecções e problemas atrelados a elas.

Portanto, a fruta não deve ser ingerida por pessoas que têm tendência à formação de cálculos renais, artrite, reumatismo e/ou gota, e doenças associadas à função renal, como a diabetes, por exemplo. Nesses casos, sim, a carambola faz mal à saúde.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Como você come carambola você come a casca? A casca da carambola é comestível. Você não precisa descascar a fruta antes de comê-la.

Segundo os pesquisadores, pessoas sem problemas nos rins, se comerem ou tomarem o suco da carambola em grandes quantidades, podem desenvolver problemas neurológicos e insuficiência renal aguda.

caramboxina

A fruta possui uma substância tóxica chamada caramboxina, que é a principal responsável pelos efeitos descritos. Por isso, é importante alertar aos pacientes com DRC a não consumirem carambola.

Comer carambola ou tomar seu suco pode ser fatal para pacientes com insuficiência renal crônica devido a uma toxina presente na fruta que deixa de ser filtrada pelos rins.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir: Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal. Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés. Sonolência.

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. Isso porque esse tipo de alimento provoca o surgimento de uma comorbidade importante, como é o caso da hipertensão arterial.

Como sempre esse paciente por ser filhote e curioso deve ter exagerado na ingestão da fruta verde. Já a Carambola madura ou o seu suco somente podem ser tóxico se ingeridos em grande quantidade.

E atenção: a mandioca e a carambola também estão no meio. Esse peixe contêm a toxina tetrodoxina, que causa paralisia muscular dos órgãos respiratórios, levando à morte.