Porque a canjica de milho verde fica com gosto de sabão?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Se ela ficou amarga, é porque o milho foi pouco cozido. Se ficar mole, também é porque a massa ficou pouco tempo no fogo e isso também vale para o gosto de sabão que algumas pessoas reconhecem na pamonha.

Mas não precisa se desfazer da receita: para tirar o gosto azedo indesejado, você só precisa acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio e logo sua receita será recuperada.

Normalmente, o gosto estranho (gosto de sabão/amargo) vem do fubá que não cozinhou tempo o suficiente. Por isso é importante atentar para o tipo de farinha que você está usando, para saber o tempo de cozimento e a quantidade de líquido necessário para ela cozinhar.

Obs2: Coloque umas gotas de óleo na água, quando for cozinhar a canjica para não espumar.

De acordo com especialistas da clínica americana RSP Nutrition, o amor pelo coentro é genético, uma vez que entre as pessoas mais sensíveis, os genes sensoriais são mais aguçados, fazendo com que elas detectem o famoso "sabor de sabonete", mencionado entre aqueles que não gostam do alimento.

Mas, afinal, por que Boca de Sabão? O nome, explica o twitteiro, é uma gíria que significa fofoqueiro, no jargão policial. - Ou seja, a proposta é botar a boca no trombone sobre tudo que soubermos de errado - diz um dos integrantes do grupo.

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

Por exemplo, a pamonha ou canjica quando azedam podem estar ligadas ao modo de conservação. O alimento quando azeda pode ser provocado por conta de algum alimento produtor de ácido.

Basicamente, o mesmo de sempre: cor, cheiro e sabor. A cor é algo que você pode perceber logo de cara se está alterada ou não, e caso esteja, o melhor a fazer é não comer. O cheiro forte também denuncia facilmente se está estragado. Azedo e nauseante, essa fator é capaz de sinalizar que a comida deve ser descartada.

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

Ao mesmo tempo, isso apenas mostra que ele possui mais açúcar que os demais - algo que ocorre porque o milho é colhido antes que seus grãos endureçam e esse açúcar vire amido. Lembrando apenas que esse é um açúcar natural do cereal, e por isso pode sim ser consumido por diabéticos.

Estudo da Embrapa e da Universidade Federal de Alfenas (MG) comprovou que o trealose, açúcar natural, é capaz de mitigar os efeitos da seca em milho. Experimentos mostraram que as plantas tratadas com derivados desse açúcar obtiveram maior taxa de crescimento.

Cubra a canjica com água e deixe de molho por pelo menos 6 horas. 2. Em uma panela, leve ao fogo com a mesma água e cozinhe até os grãos absorverem todo o líquido. Junte mais 3 xícaras (chá) de água, o açúcar, a canela e o cravo-da-índia.

Lavar a canjica em água corrente. Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar. Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia.

1 hora

1. Em uma panela de pressão, leve a canjica demolhada ao fogo em com 2 e meio litros de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. 2. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora.