Porque a Candida vai e volta?

Perguntado por: alima . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O sistema imunológico é um dos responsáveis por manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso, a queda da imunidade é um dos principais fatores que levam ao aparecimento da candidíase, tanto a comum como a de repetição.

Normalmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune ou quando o tratamento não é realizado corretamente.

A candidíase é uma micose da vagina extremamente comum: quase todas as mulheres terão pelo menos uma vez durante a vida. Na maioria das vezes, é causada pela Candida albicans, fungo que está presente em cerca de 20% das mulheres como parte normal dos microorganismos da flora vaginal.

A candidíase desperta nas mulheres coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento, dores para urinar e também nas relações sexuais. Para o tratamento, é feito o uso de remédio antifúngico oral e creme vaginal, por mais ou menos uma semana.

Se o fluconazol não for viável, as opções incluem 10 a 14 dias de azol tópico; ou azol oral alternativo (por exemplo, itraconazol) seguido por terapia de manutenção tópica por 6 meses (por exemplo, clotrimazol 200 mg duas vezes por semana ou 500 mg de supositório vaginal uma vez por semana);

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

O Fluconazol em cápsulas, 150 mg em dose única, é um dos tratamentos mais utilizados para candidíase vaginal.

Com sintomas desconfortáveis e às vezes perigosos, a candidíase pode variar desde uma simples infecção na pele até comprometer o sistema nervoso central e órgãos internos, podendo levar a óbito.

“Alguns fatores externos podem interferir e acarretar a candidíase: contraceptivos hormonais, duchas vaginais, antibióticos e outras drogas e condições imunossupressoras, como os quimioterápicos utilizados em tratamentos oncológicos e o diabetes mellitus”, diz a médica.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.

A candidíase de repetição, também é chamada de candidíase recorrente e é definida quando a mulher apresenta 4 ou mais episódios da infecção em um ano. A candidíase é um corrimento comum, acometendo cerca de 75% das mulheres pelo menos uma vez ao longo da vida.

Vegetais e frutas ricos em amido e açúcar:
Convém evitar abacaxi, manga e banana. Entre os vegetais mais indicados podemos citar brócolis, abobrinha, alface e berinjela. Por outro lado, batatas em geral, abóbora e beterraba devem ser evitados.

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e contribui para o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos.

O sabonete líquido SI31 forma uma película protetora hidrolipídica, que retarda o envelhecimento da pele. Esse sabonete íntimo Si31 possui aproximadamente pH 4.5, ideal para a mucosa genital, além de evitar a procriação de colônias de fungos e bactérias nocivas à saúde.

A candidíase pode ser o sinal de alerta que algum de seus relacionamentos está passando dos limites e algo precisa ser feito. Apesar desta relação poder ser profissional, familiar ou de amizade, por exemplo, geralmente acontece no âmbito amoroso.

O uso de doses muito altas de fluconazol 150 mg pode causar alucinações e comportamento paranoide, em outras palavras, sensação de perseguição. intensidade da capacidade de urinar e hemodiálise, ou seja, filtração do sangue, se necessário.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Como a candidíase é uma infecção causada pela proliferação de um fungo, a região afetada fica muito inflamada e acaba coçando como consequência.

O fluconazol apresentou a maior CIM50 e CIM90, voriconazol e itraconazol apresentaram as menores CIM50 e CIM90. Conclusão: O miconazol, clotrimazol e cetoconazol apresentaram uma atividade antifúngica importante.

Gino-Canesten® é a marca de tratamento para candidíase Nº1 do mundo*. O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres com estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.